O cultivo da maçã na região de Alcobaça remonta a 1154, com a vinda dos monges de Claraval para estas terras. Apreciada pela sua doçura, perfume e cor, servia de sobremesa depois de faustosas refeições.
Acrualmente apresenta-se nas variedades Royal Gala, Delicious, Jonagold, Fuji, Casanova, de Alcobaça, Golden Delicious, Granny Smith e Reineta Parda.
Apanha e Tratamento: As diversas variedades de macieiras são cultivadas em regime intensivo com porta enxertos ananicantes. Faz-se uma escolha dos solos pela observação do seu perfil e pela sua análise física e química. É efectuada uma poda de frutificação durante a fase de repouso vegetativo, tendo as árvores, em geral, uma altura de 2,5 m. O período de colheita, embora dependendo da variedade, é, desde a última quinzena de Agosto até à última semana de Outubro.
Aroma e Sabor: Doce e sumarento.
Endereço (OCC): Pateo do Município, 3 - r/c Dtº, 2550-118 CADAVAL
Fax (OCC): 262695095
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 62/94 de 21-01-94, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. O estatuto de Organismo Privado de Controlo e Certificação foi reconhecido à Associação da Região de Alcobaça, pelo Aviso publicado no D. R. nº 38 de 15-01-94. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 6344
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: CODIMACO - Associação Interprofissional Gestora de Marcas Colectivas
Produção Anual (Toneladas): 52000
Telefone (OCC): 262691155
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto Mós.