Lx Factory

A Antiga Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense do século XIX, situada em Alcântara, é hoje o espaço ocupado pela Lx Factory. Uma ilha criativa ocupada por empresas e uma grande variedade de eventos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, música, arquitectura, entre muitos outros. Entre os espaços comerciais abertos ao público destaca-se o restaurante Cantina LX, o Café na Fábrica com uma agradável esplanada, a livraria Ler Devagar e o bar Lollipop.

Morada: Rua Rodrigues Faria 103
Código Postal: 1300 501 LISBOA
Tel: 213143399
E-mail: lxfactory@mainside.pt
Site: www.lxfactory.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Alcântara

LxFactory – Lisboa


Ideias em linha de produção


Andreia Melo

Dá ares a fábrica abandonada – porque o foi – mas dezenas de empresas, lojas, galerias, bares, escolas e ateliês que aqui se concentram estão cá para provar que as aparências iludem. É criatividade o que fervilha em cada esquina. Visite a LxFactory, em Alcântara, e se passar por lá a 5 de Novembro ainda apanha o open day.

Se há quem chame ao bairro de Santos o design district português, a LxFactory será um parente próximo. O que começou por ser o reaproveitamento de um espaço abandonado na cidade – no âmbito do Projecto Alcântara 21 –, cedo se transformou na criação de um pólo de cultura, design e moda, palco de grandes eventos.

O local mantém-se tal e qual os seus tempos de fábrica. Apenas as canalizações, electricidade e estruturas foram melhoradas. Diversos pavilhões rodeiam um edifício central e nem a cantina ficou esquecida. Mas há mais. Os prédios que vê ao lado da portaria, inseridos no complexo, também não estão lá ao acaso. Eram parte do bairro operário que foi construído no século XIX. Hoje, são casas particulares.

E como não houve qualquer tentativa de dissimular o passado deste espaço, nem o buraco na fachada do edifício principal, feito há anos para deixar entrar uma máquina na fábrica, foi tapado. Uma decisão que contribui para a postura de irreverência e inovação que caracteriza o projecto.

Quando a LxFactory chegou ao local, a gráfica Mirandela estava de malas e bagagens para sair. Mas desses tempos, ficaram memórias. Hoje, a Livraria Ler Devagar conserva uma das rotativas da gráfica. Pela sua estrutura, a máquina suporta uma exposição permanente de Pietro, sobre Objectos Cinemáticos.

2010-10-20
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora