PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 3
ver todos

Linhas de Torres Vedras

de 3
ver todos

Extenso conjunto de linhas fortificadas, que se estendem por mais de 80 Km entre o mar e o rio Tejo, construídas com o objectivo de proteger Lisboa das invasões francesas. As suas 152 fortificações são consideradas por vários especialistas como o mais eficiente sistema defensivo da História militar e alguns defendem mesmo que foram erguidas em absoluto segredo.

Artur Wellesley (mais tarde duque de Wellington) mandou construir este conjunto em 1809, temendo uma invasão francesa. Os trabalhos de construção começaram pouco depois e foram logo interrompidos em 1810 para enfrentar as tropas napoleónicas, que ajudaram a travar nesse mesmo ano.

A construção só ficou pronta em 1812, apresentando quatro sectores. A primeira linha tinha uma extensão de 46 km e ligava Alhandra à foz do rio Sizandro Torres Vedras). A segunda, construída a cerca de 13 km a sul da primeira, tinha um comprimento de 39 km e ligava o Forte da Casa a Ribamar. A terceira linha, defendia a praia de embarque em S. Julião da Barra, a cerca de 40 km a sul da segunda linha, tinha uma extensão de 3 km, ligando Paço de Arcos à Torre da Junqueira. Na área de Setúbal, foi edificada a última linha deste conjunto de fortificações, para evitar uma aproximação pelo sul.

Observações: Para mais informações, pode consultar o Museu de Torres Vedras.
Título: O mais eficiente sistema fortificado da História militar
Código Postal: 2560 TORRES VEDRAS
Tel: 261320605
E-mail: linhasdetorresvedras@cm-tvedras.pt
Site: www.linhasdetorresvedras.com/
Distrito: Lisboa
Concelho: Torres Vedras
Freguesia: Santa Maria e São Miguel
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida