de 12
ver todos

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

de 12
ver todos

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra localiza-se desde 1772 no coração da cidade de Coimbra. Criado por iniciativa do Marquês de Pombal com o objectivo de complementar o estudo da História Natural e da Medicina, teve como primeiro responsável o italiano Domingos Vandelli destacando-se a partir de 1791, o papel desempenhado pelo naturalista e botânico Avelar Brotero, investigador português que deu início à primeira escola prática de Botânica e autor da primeira Flora Lusitana (1804).

Com uma área total de 13 ha o jardim foi projectado em seis socalcos ao longo de uma colina que se estende desde a alta da cidade até perto do rio Mondego. Duas áreas distintas incluem o jardim ao estilo neo-clássico onde se localizam as estufas tropicais, um dos primeiros edifícios de ferro de Portugal e a mata, caracterizada por uma densa vegetação sobretudo de porte arbóreo e que inclui uma grande diversidade de espécies exóticas.

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é o maior e um dos mais antigos jardins do país. Desde 1868 publica o Index Seminum, o catálogo anual de sementes para troca com instituições similares, o que permite salvaguardar espécies vegetais que se encontram em risco de extinção no seu habitat natural. No domínio educativo, o Jardim Botânico de Coimbra promove programas de educação ambiental e cultural, sensibilizando os cidadãos para questões ligadas às temáticas ambientais e à adopção de comportamentos cívicos. O Jardim é também um espaço de tranquilidade, repleto de recantos que convidam simplesmente a um passeio.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Horário de Funcionamento: Jardim, das 9:00 até às 17:30 (1 Outubro a 31 Março), até às 20:00 (1 Abril a 30 Setembro).Estufas, das 9:00 às 12:00 e das 14:30 às 17:00 (todo o ano).
Observações: Acesso gratuito, excluindo estufas e mata (adultos 2 Euros, estudantes e maiores de 65 anos 1,5 Euros, crianças até aos 6 anos grátis) (2006).Realizam-se visitas guiadas e temáticas, para grupo de mais de 10 pessoas, implicando prévia marcação.Dia(s) de Encerramento : Jardim (não encerra), Estufas (Sábados, Domingos e dias feriados).
Serviços disponíveis: Serviço de visitas guiadas para grupos com pré-marcação; Loja Botânica
Título: Paraíso verde
Morada: Calçada Martim de Freitas
Código Postal: 3000 393 COIMBRA
Tel: 239855233
E-mail: jardim@bot.uc.pt
Site: www.uc.pt/jardimbotanico
Distrito: Coimbra
Concelho: Coimbra
Freguesia: Sé Nova
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora