Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 2
ver todos

Igreja de Santiago e Capela anexa dos Cabrais

de 2
ver todos

Igreja Matriz de Belmonte até 1940, este templo de fundação românica deverá ter sido erguido no século XIII, tendo sofrido obras posteriores, uma das quais já na época barroca, com alteração da fachada.
Na Capela de Nossa Senhora da Piedade existe uma famosa Pietá do século XIV e outros elementos de interesse arquitectónico, como as colunas com capitéis decorados com motivos zoomórficos, florais e antropomórficos. Estes relatam alguns dos feitos lusos no Norte de África, atribuídos a Fernão Álvares Cabral.
Nesta igreja destacam-se também a abóbada suspensa em ogivas, o arco interior e os arcossólios em gótico flamejante, bem como o púlpito renascentista e alguns frescos.
A capela dos Cabrais, panteão familiar adossado no século XV e remodelado no século XVII, tem um volume equivalente ao da igreja, apresentando vários exemplares de túmulos renascentistas. Aqui se encontram parte das cinzas do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, retiradas do túmulo de Pedro Álvares Cabral localizado na Igreja da Graça, em Santarém. (Monumento Nacional)

Ano de Construção: Séc. XIII
Título: Templo histórico e Panteão dos Cabrais
Morada: Largo do Castelo
Código Postal: 6250 048 BELMONTE
Tel: 213614200
Site: www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70532/
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Belmonte
Freguesia: Belmonte
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida