Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 27
ver todos

Igreja da Lapa

de 27
ver todos

Em 1754, o fundador da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (V.I.N.S.L.), o brasileiro Padre Ângelo Sequeira, pregava pela cidade do Porto, com a intenção de construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Lapa. Em 1755, fruto das generosas esmolas dos fiéis, construiu-se a Capela de Nossa Senhora da Lapa das Confissões. Dois anos mais tarde, a Mesa Administrativa da V.I.N.S.L. decidiu-se pela construção de uma nova Igreja, segundo traça do arquiteto José de Figueiredo Seixas (?-1773). A construção da igreja arrastou-se por mais de 100 anos (1756-1863), devido à escassez de recursos e às invasões napoleónicas. Desde 1835, por vontade de D. Maria II, o interior da Igreja acolhe o coração do rei D. Pedro IV, albergado, desde 1837, num monumento construído por Costa Lima e localizado na capela-mor do lado do Evangelho. Mais recentemente, em 1995, a Igreja adquiriu o monumental órgão de tubos, ex-líbris da V.I.N.S.L., por ser um dos melhores e mais belos de toda a Península Ibérica. O órgão revela-se, ainda, uma peça fundamental na concretização dos famosos concertos promovidos pela Igreja.

Acessos: Autocarro: Linhas STCP 304 (Trindade – Santa Luzia), 600 (Aliados – Maia [Barca]), 4M (Avenida dos Aliados – Maia [Câmara]) > Paragem Lapa.Metro: Linha D (Santo Ovídio – Hospital de São João) > Faria Guimarães.
Ano de Construção: 1759
Observações: Igreja com uma só nave coberta de madeira. Destaque para o granito lavrado do arco-cruzeiro, vaso de cristal , pintura de Joaquim Rafael e outros retratos.
Morada: Largo da Lapa 1
Código Postal: 4050 069 PORTO
Tel: 914924345
E-mail: museulapa@irmandadedalapa.pt
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: Cedofeita
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida