No centro da cidade de Évora, Património Mundial, encaixado na muralha do Séc. XIV e entre as portas de Alconchel e do Raimundo, o M`AR De AR Muralhas vem situar-se onde em tempos foi o Hotel da Cartuxa. Apesar de continuar a apresentar uma arquitectura perfeitamente integrada na paisagem, a decoração foi alterada, incidindo agora mais sobre as cores quentes em combinação com as cores pastel e introduzindo alguns elementos de design contemporâneo que modernizam o hotel. Ainda assim preserva a aura alentejana que sempre o caracterizou. Dispõe de 95 quartos. Possui restaurante, bar e piscina.
Acessos: Vindo pela A6, basta sair no nó Évora e seguir as placas até à cidade. O Hotel fica junto à porta do Raimundo.O Hotel da Cartuxa foi inaugurado em 1997, no coração da zona de Évora classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Após mais de 10 anos de sucesso, renovou-se, rebaptizou-se e reabriu portas com ainda mais conforto, requinte e hospitalidade.
Somos agora recebidos no M'AR de AR Muralhas, cujo nome homenageia a localização privilegiada deste empreendimento, junto à muralha fernandina que ampara o centro histórico da cidade, entre as portas do Alconchel e do Raimundo.
Em frente ao hotel encontramos alguns lugares de estacionamento sujeitos a parquímetro, mas podemos sempre optar pela garagem privativa, mediante o pagamento de uma taxa diária de cinco euros. Tendo em conta o zelo com que o cumprimento dos horários do parquímetro é verificado pela entidade responsável, a garagem pode muito bem tornar-se a solução mais económica...
Singing in the Rain
Estes dias de início tardio de Outono, em que o calor abrasador já se foi mas as temperaturas continuam muito agradáveis, revelam-se perfeitos para uma escapadinha até Évora. Mesmo que chuvisque de vez em quando, isso não perturba os passeios, já que para explorar o centro histórico o melhor é ir a pé e não faltam alpendres, lojas, monumentos e restaurantes para nos abrigarmos caso S. Pedro decida salpicar-nos de água.
Bem, mas por mais tentadores que sejam os arredores do hotel, a verdade é que, ao instalarmo-nos, não conseguimos resistir à vontade de descansar um pouco da viagem. Difícil é decidir onde: os quartos, em que os tons crus de paredes e tecidos contrastam com as madeiras brancas, num resultado muito moderno, tentam-nos com as camas de dimensões generosas e as varandas com vista sobre a muralha.
Lá fora, encontramos um imenso relvado onde sobressai a piscina abrigada, emoldurada por um verdadeiro lounge à beira de água, o sítio perfeito para um revitalizante banho de sol. Aproveitamos para petiscar qualquer coisa e planear, devidamente estendidos, as voltas a dar pelos pontos obrigatórios da zona mais turística da cidade.