DOC Vinho Verde

As referências à cultura da vinha na região dos vinhos verdes são muito antigas, remontando à época romana. No início do século XVI ocorreram as primeiras exportações destes vinhos para Inglaterra, nomeadamente das regiões de Monção e Ribeira de Lima. Os solos predominantes na região são de formação granítica, textura arenosa, pouca profundidade e elevada acidez. O Vinho Verde possui características muito próprias - a "agulha" e o "acídulo" nos brancos e adstringência nos tintos - que lhe conferiram a classificação de Denominação de Origem.

Área Geográfica: A área geográfica da Denominação de Origem "Vinho Verde" engloba todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo, todos os concelhos do distrito de Braga; no distrito do Porto, os concelhos de Santo Tirso, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses e Baião; no distrito de Vila Real, o concelhos de Cinfães, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e parte do concelho de Resende; no distrito de Aveiro, os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Vale de Cambra e parte do concelho de Oliveira de Azeméis.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: De cor citrina, ligeiramente dourada, aroma frutado, delicado e de intensidade mediana e forte; o frutado é de frutos frescos, tipo maçã e frutos citrinos, sabor ligeiro, muito frescos e normalmente secos; uma das caracteristicas é a "agulha".
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: De cor vermelho (vermelho rubi) carregado e vivo, com espuma vermelha, aroma ligeiramente vinoso, pouca intensidade com carácter vegetal pronunciado. Sabor áspero, acídulo, ligeiramente adstringente. Vinhos encorpados, pouco alcoólicos.
Castas Brancas: Alvarinho, Loureiro, Pedernã, Avesso, Trajadura, Azal Branca, Batoca.
Castas Tintas: Azal Tinto, Borraçal, Espadeiro, Vinhão, Brancelho, Pedral, Padeiro-Basto e Rabo de Ovelha.
Tipos de Vinho: Tinto, Branco, Branco Alvarinho, Rosado, Espumante, Aguardente Bagaceira Alvarinho, Aguardente Vínica Alvarinho, Aguardente de Vinho da Região dos Vinhos Verdes, Vinagre de Vinho Verde.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 8
Zona de Origem: Região dos Vinhos Verdes (Minho).
Morada: Rua da Restauração 318
Código Postal: 4050 501 PORTO
Tel: 226077300
E-mail: info@vinhoverde.pt
Site: www.vinhoverde.pt
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: Miragaia
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora