DOC Távora-Varosa

Situada no sopé das encostas da serra da Nave, entre os rios Paiva e Távora, esta região apresenta vestígios seculares de ocupação humana. No século XII foi eleita pelos monges de Cister para construir aquele que foi um dos primeiros mosteiros da ordem na Península Ibérica. Apesar do cultivo da vinha ter sido iniciado durante a ocupação romana, foram eles os responsáveis pelo grande desenvolvimento da cultura da vinha.

Situada a norte das Beiras, faz fronteira com a região do Douro e é uma região de pequena dimensão, todavia muito relevante na produção de espumantes. As castas brancas são predominantes: Malvasia Fina, Cerceal, Gouveio ou Chardonnay. As castas tintas mais plantadas são a Touriga Francesa, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Pinot Noir.

Área Geográfica: Parte dos concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Têm cor citrina, frutado forte e acidez total elevada.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: De cor rubi, são acídulos e frutados.
Castas Brancas: Para VQPRD- Malvasia Fina, Arinto, Bical, Cerceal, Síria, Gouveio ou Verdelho, Fernão Pires e Folgasão. Para VEQPRD- Malvasia Fina, Bical, Cerceal, Chardonnay, Fernão Pires, Folgasão, Malvasia Rei e Pinot.
Castas Tintas: Para VQPRD- Alvarelhão, Aragonez, Tinta Barroca, Touriga Francesa e Touriga Nacional. Para VEQPRD- Alvarelhão, Aragonez, Pinot Tinto, Tinta Barroca e Touriga Nacional.
Tipos de Vinho: Tinto, Branco, Rosado e Espumante.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: Para os vinhos tintos 11,5 e para os brancos 11.
Zona de Origem: Beira Litoral.
Morada: Avenida Engenheiro Amaro da Costa 186 Apartado 15
Código Postal: 3620 306 MOIMENTA DA BEIRA
Tel: 254582428
E-mail: cvrtavora.varosa@mail.telepac.pt
Distrito: Viseu
Concelho: Moimenta da Beira
Freguesia: Moimenta da Beira
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora