DOC Setúbal

Região pioneira na elaboração de produtos vinícolas, a cultura de vinha na Península de Setúbal remonta à época dos Fenícios e dos Gregos, tendo conhecido um incremento durante os séculos de ocupação árabe. A tradição vitivinícola é confirmada por diversas referências históricas ao vinho da região, como a que consta no primeiro foral de Palmela, atribuído em 1185 por D. Afonso Henriques.

As castas tintas ocupam cerca de 80% do encepamento total, predominando a Castelão Francês, popularizada como "Periquita", por ser a marca do mais antigo vinho de mesa português, com mais de 150 anos. As castas brancas mais cultivadas são a Fernão Pires e a Moscatel de Setúbal, utilizada para o vinho generoso com o mesmo nome, cuja área produtiva se encontra delimitada desde 1907.

O clima é misto, sub-tropical e mediterrânico, com amplitudes térmicas médias e influenciado pela proximidade do mar e pelas bacias hidrográficas dos rios Tejo e Sado.

Área Geográfica: Concelhos de Palmela e Setúbal e parte do concelho de Sesimbra, do distrito de Setúbal.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Vinho licoroso, de cor dourada, que vai do topásio claro ao âmbar e aroma floral exótico com toques de mel, tâmaras e laranja.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: Aroma mais seco e complexo, mas não menos rico. Envelhecem nobremente.
Castas Brancas: Moscatel de Setúbal.
Castas Tintas: Moscatel Roxo.
Tipos de Vinho: Branco Generoso e Tinto Generoso.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 16
Zona de Origem: Grande Lisboa
Morada: Rua Padre Manuel Caetano 26
Código Postal: 2950 253 PALMELA
Tel: 212337100
E-mail: geral@cvr-psetubal.com
Site: www.cvr-psetubal.com
Distrito: Setúbal
Concelho: Palmela
Freguesia: Palmela
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora