DOC Lagoa

Durante a ocupação muçulmana do Algarve, cultivava-se a vinha em grandes quantidades e a produção servia como moeda de troca para a aquisição de outros produtos. Depois da reconquista, os cristãos aproveitaram esta organização económica e a partir da segunda metade do séc. XIX, com o desenvolvimento da viticultura na região, os vinhos algarvios começaram a ocupar o lugar de destaque que a sua tipicidade e qualidade lhes conferem.

A região de Lagoa está inserida numa faixa de território que se estende entre o oceano e as Serras de Monchique e Caldeirão, abrangendo os concelhos de Albufeira, Lagoa e parte dos concelhos de Loulé e Silves. O clima é extremamente seco e tipicamente mediterrânico. As castas tradicionais da região são a Castelão e a Negra Mole (nas variedades tintas) e a Arinto e a Síria (nas variedades brancas).

Área Geográfica: Concelhos de Albufeira, Lagoa, parte dos concelho de Loulé e Silves.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Cor citrina, sabor robusto e suave, com algum corpo e grande capacidade de evolução.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: Cor rubi e com o envelhecimento tomam um tom topázio. Aveludados, frutados, pouco acídulos e quentes.
Castas Brancas: Síria (Crato Branco).
Castas Tintas: Negra Mole, Periquita e Monvedro.
Tipos de Vinho: Branco e Tinto.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 12
Zona de Origem: Algarve
Morada: Instituto do Vinho e da Vinha - Estrada Nacional 125
Código Postal: 8400 429 LAGOA
Tel: 282341393
E-mail: cvralgarve@mail.telepac.pt
Distrito: Faro
Concelho: Lagoa (Algarve)
Freguesia: Lagoa
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora