DOC Douro

A história do vinhedo do Alto Douro é muito antiga. Diversas descobertas arqueológicas e referências documentais testemunham a cultura vitivinícola da região, que recua aos primeiros séculos da nossa era. Mas foi no século XVII que o vinho do Porto alcançou a fama mundial, depois de ter sido descoberto pelos ingleses. Em 1756 criou-se a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, fazendo nascer assim uma das primeiras regiões demarcadas do mundo. Região dedicada ao fabrico deste vinho, nunca foi dada importância aos vinhos de mesa porque todas as boas uvas eram utilizadas na produção do generoso. Mas a partir dos anos 80, com o aparecimento de adegas modernas e bem equipadas, esta realidade alterou-se e hoje alguns dos melhores vinhos de mesa que existem no mercado nacional e internacional são da região do Douro.

Situada no nordeste do país, estende-se pelo vale do rio Douro e afluentes, abrangendo os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. Região rica em microclimas, encontra-se dividida em três sub-regiões, Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, produzindo cada uma delas vinhos com especificidades próprias. As vinhas dispõem-se do cimo dos vales profundos até à margem do rio e criam uma paisagem reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade em 2001.

Área Geográfica: A área geográfica abrangida agrupa-se, normalmente, em três sub-áreas: Baixo Corgo - no distrito de Vila Real, os concelhos de Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e parte do concelho de Vila Real; no distrito de Viseu, parte dos concelhos de Armamar, Lamego e Resende. Cima Corgo - parte dos concelhos de Alijó, Murça e Sabrosa (distrito de Vila Real); no distrito de Viseu, parte dos concelhos de São João da Pesqueira e Tabuaço; no distrito de Bragança, parte do concelho de Carrazeda de Ansiães. Douro Superior - no distrito de Bragança, parte dos concelhos de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Torre de Moncorvo e Vila Flor; no distrito da Guarda, o concelho de Vila Nova de Foz Côa e parte dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Meda.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Frescos, leves, finos, agradáveis acídulos e muito aromáticos.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: Ricos em cor e aroma, são aveludados e agradáveis ao sabor.
Castas Brancas: Donzelinho Branco, Esgana Cão, Folgazão, Gouveio ou Verdelho, Malvasia Fina, Rabigato e Viosinho.
Castas Tintas: Bastardo, Mourisco Tinto, Periquita, Rufete, Tinta Amarela, Tinta da Barca, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Francesa e Touriga Nacional.
Tipos de Vinho: Tinto/Rosado, Branco, Licoroso (Moscatel do Douro), Espumante, Aguardente de Vinho.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 11
Zona de Origem: Trás-os-Montes
Morada: Rua dos Camilos 90
Código Postal: 5050 272 PESO DA RÉGUA
Tel: 254320130
E-mail: ivdp@ivdp.pt
Site: www.ivdp.pt
Distrito: Vila Real
Concelho: Peso da Régua
Freguesia: Peso da Régua
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora