DOC Carcavelos

O primeiro documento conhecido sobre as vinhas de Carcavelos data de 1370 mas foi durante o século XVIII que o vinho licoroso da região ganhou fama, promovido pelo Marquês de Pombal, que o produzia na sua Quinta de Oeiras. Nessa época conquistou vários prémios e chegou a ser o vinho mais exportado para Inglaterra, onde era conhecido como "Lisbon Wine" e "Calcavella".

Mas o crescimento urbano reduziu quase a zero a produção deste generoso e as entidades procuram agora recolocá-lo no mercado, apostando na recuperação de edificado e no aumento da área de envelhecimento. A criação de uma confraria e a construção do Museu da Vinha e do Vinho de Carcavelos estão também a ser projectados pelas autarquias da região.

A demarcação abrange freguesias dos concelhos de Cascais e Oeiras, em terrenos constituídos por calcário e argila arenosa. O clima é mediterrânico temperado, sem grandes oscilações de temperatura devido à proximidade do mar. A casta mais importante na obtenção deste tipo de vinho é a Galego Dourado.

Área Geográfica: Freguesias de Alcabideche, Carcavelos, Estoril, Parede, São Domingos de Rana, São Julião da Barra e Paço de Arcos, do concelho de Cascais, distrito de Lisboa.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: Vinho generoso, delicado, de cor topásio, aveludado, com um certo aroma amendoado, adquirindo um perfume acentuado e caracteristico com o envelhecimento.
Castas Brancas: Arinto, Boal Ratinho, Galego Dourado.
Castas Tintas: Periquita, Preto Marinho.
Tipos de Vinho: Branco Generoso e Tinto Generoso.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 18
Zona de Origem: Grande Lisboa
Morada: Rua Dom Afonso Henriques 3
Código Postal: 2670 637 BUCELAS
Tel: 219681147
Distrito: Lisboa
Concelho: Loures
Freguesia: Bucelas
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora