10º

de 88
ver todos

Convento da Provença

10º

de 88
ver todos

Este projecto nasceu da paixão de um casal do Estoril pela região. Juntos, resolveram reabilitar um antigo Convento e fazer aqui um turismo Rural. Localizada em plena serra de São Mamede, promove a comunhão com a natureza e com esta se harmoniza. O espaço é arejado e a decoração clássica, cultivando o gosto pela detalhe.

Localização: Campo
Nº de quartos: 9
Nº de suites: 2
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 95.00
Preço Época Baixa: 85.00
Categoria: Turismo Rural
Morada: Ribeira de Nisa
Código Postal: 7300 431 RIBEIRA DE NISA
Tel: 245337104
E-mail: convento@provenca.pt
Site: www.provenca.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Freguesia: Ribeira de Niza

Convento da Provença - Portalegre


Onde se ouve o silêncio.


Ana Raposo


O Convento da Provença, localizado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no Alto Alentejo, alia o sossego de uma planície alentejana a um reencontro com a Idade Média. Se procura um lugar calmo, longe do stress da cidade, este é o sítio certo. Aqui a tranquilidade é total.

«Em Portalegre, cidade
Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros
(…)
Das casas que têm história,
Cheia da ténue, mas viva, obsidiante memória(...)»

José Régio – in Toada de Portalegre


A Toada de Portalegre, um poema de José Régio dedicado à cidade que o acolheu, define na perfeição este lugar secreto, situado a cerca de quatro quilómetros da capital de distrito, erguido num silêncio e tranquilidade absolutos.

Outrora pertencente a frades Biguinos, adeptos da pobreza voluntária, este antigo convento foi reabilitado no século XV pelo bispo D. Jorge de Melo, que aqui chegou a viver, imagine-se, com D. Helena Mesquita, sua amante, e os seus três filhos. Junto ao portão do pátio, do lado de fora, ainda se pode ver cravado na parede metade do escudete dos Melos, uma herança desses tempos.

Descobrir o passado

Exteriormente, esta unidade de turismo rural não aparenta ter origem na Baixa Idade Média. De típica arquitectura alentejana, perfeitamente enquadrado na paisagem que o acolhe, o Convento da Provença surge no meio de oliveiras e sobreiros.

Mal entramos, somos seduzidos pelo bom gosto da decoração, onde o antigo e o moderno surgem de mãos dadas. Decorada maioritariamente pelos proprietários, que não imaginavam um dia construir um projecto como este, toda a unidade se apresenta ornamentada com peças de arte bélica, o que à primeira vista pouco transmite da vida calma de um convento...


Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora