32º

de 85
ver todos

Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão da RTP

32º

de 85
ver todos

A Coleção Visitável da RTP possui uma forte componente lúdica e pedagógica, conjugando o passado, o presente e o futuro, recorrendo a recursos interativos e multimédia, possibilitando ao visitante uma interação com o passado, através da recriação de um estúdio da rádio dos anos 50, e um contacto com o presente através de um moderno estúdio virtual de televisão onde pode gravar a sua própria emissão, acrescendo ainda a possibilidade de os visitantes gravarem, editarem e realizarem um programa de rádio num estúdio disponibilizado para o efeito.
O espaço, com cerca de 350 metros quadrados, convida a uma viagem pelo tempo, acompanhando a evolução tecnológica da rádio e da televisão, ao longo de um percurso que agrupa as peças (cerca de 170 de um espólio de mais de 6000 peças), por zonas expositivas distintas, segundo uma lógica cronológica, mostrando equipamentos de gravação/ reprodução, receção e transmissão profissionais e domésticos.
A Coleção Visitável disponibiliza também acesso ao Museu Virtual, uma zona interativa onde é possível recordar alguns conteúdos radiofónicos e televisivos que fazem parte do imaginário coletivo, organizados por décadas, e uma zona multimédia onde o visitante pode visionar vídeos e programas que retratam a história da rádio e da televisão, assim como conteúdos em alta definição, que assinalam uma nova fase da evolução da tecnologia televisiva.
Num espaço contíguo à Coleção Visitável foi instalada a sala Fernando Peça (figura ligada à história da rádio e da televisão em Portugal), utilizando e expondo parte do espólio doado pela família.

Reserva Visitável Museológica da RTP
Conta com cerca de 2.500 peças de rádio e de televisão, guardadas em estantes elétricas, tendo sido alvo de referências elogiosas à sua organização, e como tal considerada uma reserva de referência, por parte de organismos congéneres. É reservada preferencialmente a investigadores e público especializado, que comprovem essa qualidade (máximo de dez pessoas por visita).

Acessos: Autocarros: 6, 13, 27 e 49. Eléctrico: 28
Dia(s) de Encerramento: Domingos, Segundas, Feriados
Horário de visita: De segunda a sexta, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00. Abre também ao 1º e ao 3º sábado de cada mês, exclusivamente para grupos - mínimo de 15 pessoas - mediante marcação prévia, efetuada com pelo menos duas semanas de antecedência.
Marcação prévia: É conveniente a marcação prévia de grupos superiores a 10 pessoas.
Observações: A inscrição é gratuita e obrigatória para grupos: tel. 217947923 /217947961
Morada: Rua Conselheiro Emídio Navarro
Código Postal: 1959 007 LISBOA
Tel: 217947923
E-mail: museu.virtual@rtp.pt
Site: www.rdp.pt/geral/museu/index.htm
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Marvila
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora