Chouriço Mouro de Portalegre - IGP

Chouriço Mouro de Portalegre - IGP

Enchido fumado, constituído por aparas de carne ensanguentadas, gorduras e vísceras de porco da Raça Alentejana, em pedaços muito finos, com sal, alhos secos pisados, pimentão doce, pimentão da horta em massa e, por vezes, cominhos e vinho branco da região do Portalegre. O invólucro é a tripa natural de bovino. Tem formato de ferradura, apertado por torção e/ou atadura nas extremidades, com fio de algodão, com comprimento até 30 cm, diâmetro entre 20 e 45 mm e consistência semi-rija. A excelente qualidade dos enchidos desta região é devida aos processos tradicionais de fabrico, à qualidade da matéria-prima e, principalmente, às condições edafo-climáticas da Serra de São Mamede.

Coloração: Cor avermelhada-negra, com brilho
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: As carnes e gorduras são migadas em fragmentos de 2 a 2,5 cm, e as vísceras em pedaços muito finos, misturando-se em recipiente apropriado com os condimentos e a água. Depois de bem mexida e misturada, deixa-se a massa em repouso durante um a três dias, num local de temperatura não superior a 10ºC e humidade próxima de 80/90%. Enchem-se, depois, os invólucros (tripa seca de vaca) de forma a que os chouriços fiquem bem apertados e atados, e submetem-se à fumagem, durante três a dez dias, feita com lenha bem seca de azinho e/ou sobro. A temperatura do produto na armazenagem, transporte e comercialização deve situar-se entre os 5ºC e os 15ºC. Pode também conservar-se em recipientes adequados, utilizando como líquido de cobertura o azeite da região.
Produção Anual: 40 toneladas.
Sabor e Aroma: Agradável, suave ou delicado, pouco salgado e ligeiramente picante
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita a todos os concelhos do distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora