Chouriço de Portalegre - IGP

Chouriço de Portalegre - IGP

Enchido fumado, constituído por carnes e gorduras rijas frescas de porco da Raça Alentejana, em pedaços superiores a 1,5 cm, sal, alhos secos pisados, pimentão doce, pimentão da horta em massa e, por vezes, de vinho branco da região de Portalegre. O invólucro é tripa natural seca de bovino ou suíno. Tem o formato de uma ferradura, atado por um fio de algodão nas duas extremidades ou apertado por torção da própria tripa, com comprimento até 40 cm e diâmetro entre 20 e 45 mm. A massa é perfeitamente consistente, com uma distribuição regular dos pedaços de carne e gordura. O ritual da matança do porco perde-se na memória dos tempos. A oferta concentrada da carne, aliada à dificuldade de escoamento, conduziu ao aperfeiçoamento de técnicas de transformação e conservação.

Coloração: Cor avermelhada, brilhante
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Número de Produtores: 35
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: A carne e gordura de porco são cortadas em separado, em pedaços de 2 cm, para que a carne e a gordura se possam misturar em percentagens mais ou menos fixas, e são adicionados os condimentos e a água. Deixa-se a repousar num ambiente cuja temperatura não exceda os 10ºC e com humidade próxima dos 80/90%. As tripas são enchidas manualmente, tendo o cuidado de deixar o conteúdo bem apertado e atado. Para evitar a formação de bolhas de ar, à medida que se vai enchendo, vai-se picando a tripa com uma agulha. De seguida, os enchidos são submetidos à fumagem durante três a dez dias, exclusivamente através de lenha de azinho e/ou sobro bem seca. A conservação e armazenagem deve efectuar-se a uma temperatura entre 5 e 15ºC. Pode também fazer-se em recipientes próprios para o efeito, utilizando como cobertura o azeite da região.
Produção Anual: 40 toneladas.
Sabor e Aroma: Agradável, suave ou delicado, ligeiramente salgado e picante.
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do Distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora