Chouriça de Carne de Vinhais - IGP

Chouriça de Carne de Vinhais - IGP

Enchido fumado, de formato cilíndrico, com 15 a 20 cm de comprimento, diâmetro entre 5 e 8 cm, que é feito a partir da carne do lombo e lombinho de porco, da raça Bísara ou produto de cruzamento desta raça. A carne utilizada é devidamente condimentada com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau doce e/ou picante e louro. Para o enchimento é utilizada tripa grossa de porco com formato recto. A carne de porco, consumida em fresco ou conservada em enchidos, é desde sempre a um elemento fundamental na dieta alimentar das populações da Terra Fria Transmontana, havendo registos da produção do Salpicão desde o século XVIII.

Coloração: Cor castanha clara
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 139/96, de 27-1, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A TRADIÇÃO E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 301, 2ª série, de 30-12-96.
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtores Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Processo de Fabrico: A carne são migadas em pedaços de forma cúbica de 5 cm e misturadas com os condimentos, vinho da região e água. Esta mistura, regionalmente conhecida por adoba, fica depois em repouso por um período de quatro dias, sendo mexida uma a duas vezes por dia. No final deste período de repouso, retiram-se os pedaços de alho, junta-se o colorau e procede-se, depois, ao enchimentos manual da tripa grossa de porco, previamente cosida numa das extremidades. Ata-se a outra extremidade, depois de bem compactado, em formato direito, com fio de algodão. Em seguida, tem lugar a fumagem suave, quer à lareira quer em fumeiros caseiros, durante 30 a 60 dias, com lenha à base de carvalho e/ou castanheiro.
Sabor e Aroma: Agradável e característico, com aroma fumado
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Torre de Moncorvo, Vila Flore e Vinhais.
Morada: Largo do Toural Edifício da Casa do Povo
Código Postal: 5320 311 VINHAIS
Tel: 273771340
E-mail: bisaro@ip.pt
Distrito: Bragança
Concelho: Vinhais
Freguesia: Vinhais
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora