Cereja da Cova da Beira - IGP

As características das cerejas variam de acordo com a sua variedade, no entanto, há que destacar dois tipos. A variedade Morangão, muito antiga, de forma arredondada e cor vermelha viva, com pequenas pontuações escuras e brilho muito intenso. O pedúnculo é médio, grosso e de cor verde alface. Sendo uma variedade de polpa branca, tipicamente de indústria, acaba por ser comercializada em fresco. A variedade De Saco (cuja designação tem origem na sua resistência ao transporte, podendo ser transportada de saco) apresenta uma cor vermelha escura avinhada no período de maturação. O pedúnculo é comprido e de cor verde alface.

Apanha e Tratamento: A variedade de Saco aparece na segunda e terceira semana de Junho nas cotas superiores a 800 m. Esta variedade aguenta-se na árvore, após plena maturação, cerca de oito dias, sem perder as suas qualidades.
Área de Produção (ha): 1200
Aroma e Sabor: Doce
Coloração: Variedade Morangão: vermelha viva, com pequenas pontuações escuras e brilho muito intenso; variedade De Saco: vermelha escura, avinhada no período de maturação.
Endereço (OCC): Urbanização Auto Mecânica, 8 r/c, 6000 CASTELO BRANCO
Fax (OCC): 272329843
Forma de Comercialização: Deverá ser condicionada em materiais próprios e pré-embalada.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 48/94 de 20-01, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. O estatuto de Organismo Privado de Controlo e Certificação foi reconhecido à CERCOBE - associação de Produtores de Cereja da Cova da Beira, pelo Aviso publicado no D. R. nº 28 de 03-02-94. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: BEIRATRADIÇÃO - Certificação de Produtos da Beira, Lda
Produção Anual (Toneladas): 6000
Telefone (OCC): 272329843
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do Fundão, Covilhã e Belmonte.
Morada: Ponte da Pedrinha
Código Postal: 6200 570 FERRO
Tel: 275957160
E-mail: coop@coopcovadabeira.pt
Site: www.coopcovadabeira.pt
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Covilhã
Freguesia: Ferro
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora