de 5
ver todos

Centro de Interpretação das Linhas de Torres

de 5
ver todos

Inaugurado em julho de 2017, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres está instalado na capela do Forte de S. Vicente e tem como missão ajudar a compreender
o papel fulcral das Linhas de Torres na vitória anglo-lusa sobre as tropas francesas de Napoleão.
As Linhas de Torres designam o conjunto das 152 fortificações defensivas e estradas militares construídas no século XIX sob a orientação do general inglês Wellington, comandante das tropas luso-britânicas, no período das invasões francesas. O Forte de S. Vicente é um dos seus principais equipamentos, integrando a rede de centros interpretativos da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT).
Além de Torres Vedras, dispõe de estruturas nos concelhos de Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Mafra, Loures e Vila Franca de Xira.
O percurso expositivo tem início com a exibição de um filme/documentário que faz um enquadramento histórico da época, com destaque para a 3.ª invasão francesa, comandada pelo general Massena, o exílio da população e o sistema defensivo a norte de Lisboa. O espaço da nave e capela-mor está reservado aos núcleos expositivos, que reúnem peças museológicas, infografias, maquetas, recursos áudio, audiovisual e multimédia. O espaço exterior da capela, em ruínas, preserva a memória do lugar, contando a história da capela ao longo dos tempos.

Morada: Rua do Forte de São Vicente Capela do Forte de S. Vicente
Código Postal: 2560 657 TORRES VEDRAS
Site: www.cilt.pt/
Distrito: Lisboa
Concelho: Torres Vedras
Freguesia: São Pedro e São Tiago
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora