de 3
ver todos

Castelo de Loulé

de 3
ver todos

Os primeiros vestígios deste castelo remontam ao século II a.C., com a ocupação do castro pelos romanos e a sua consequente transformação numa importante base política, administrativa e militar. Já a fortaleza de origem árabe, reconstruída no século XIII, possuía muralhas impressionantes, parte das quais ainda se podem ver actualmente, e três torres de alvenaria que ligam directamente à alcaidaria, onde funciona actualmente o museu e biblioteca municipais.
O castelo foi conquistado definitivamente pelos portugueses em 1249 e, após a sua ampliação, procedeu-se ao povoamento do local. Tem como característica particular o facto das suas muralhas encontrarem-se integradas em edifícios, restando alguns panos de muralha (por exemplo, junto ao Jardim dos Amuados) e uma torre em pleno centro urbano. (Imóvel de Interesse Público)

Acessos e estacionamento: Fica situado numa colina da freguesia de São Clemente.
Dia(s) de Encerramento: Domingos
Estado de conservação: Médio.
Horário de visita: De Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 17:30; Sábados, das 10:00 às 14:00.
Observações: Imóvel de Interesse Nacional
Ocupação actual: Dentro do Castelo estão instalados o Museu Municipal de Arqueologia, uma sala de exposições dedicada à cozinha tradicional do Algarve, o Arquivo Histórico, a Biblioteca do Arquivo e uma Sala de Conferências.
Título: Muralhas que serpenteiam a cidade
Código Postal: 8100 LOULÉ
Distrito: Faro
Concelho: Loulé
Freguesia: São Clemente
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora