de 7
ver todos

Casa dos Nichos - Núcleo Museológico de Arqueologia

de 7
ver todos

A Casa dos Nichos é uma das mais antigas e emblemáticas edificações da cidade de Viana do Castelo, assim conhecida por ostentar na fachada duas esculturas em alto-relevo, datáveis do século XV e que representam a cena da Anunciação. O edifício, onde segundo alguns autores terá funcionado a Confraria dos Mareantes, uma das mais ricas e poderosas da época, alberga, na atualidade, uma exposição permanente com algumas das mais representativas peças arqueológicas descobertas no concelho, pretendendo ser demonstrativa da evolução histórica, social e tecnológica, ocorrida desde a Pré-História até à Idade Média no espaço geográfico que hoje constitui o território de Viana do Castelo.
Com uma forte vocação pedagógica e com um discurso museológico atrativo, é possível efetuar gratuitamente a visita, em qualquer dia da semana das 10h00 às 13h00 ou das 14h00 às 17h00. É aconselhada, contudo, sobretudo para grupos, a marcação da visita, de modo a poder ser monitorizada por técnicos do Gabinete de Arqueologia do Município de Viana do Castelo. Na Casa dos Nichos é possível, através de marcação prévia, participar em diversas atividades lúdico-pedagógicas e em pelo menos um domingo por mês, em datas específicas, participar em família nessas atividades.
A Casa dos Nichos permite de forma permanente a consulta de dados sobre o património do concelho, bem como a realização de jogos didáticos, através do recurso a elementos multimédia, assim como a visualização de um filme sobre o património arqueológico do concelho de Viana do Castelo.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Horário de visita: Terça a Sexta - das 10h00 às 18h00 | Sábados, Domingos e Feriados - das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00
Morada: Rua de Viana
Código Postal: 4900 549 VIANA DO CASTELO
Tel: 258809359
E-mail: casadosnichos@cm-viana-castelo.pt
Site: www.cm-viana-castelo.pt/pt/casa-dos-nichos
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Viana do Castelo
Freguesia: Santa Maria Maior
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora