de 12
ver todos

Casa de José Régio

de 12
ver todos

Inaugurada em 1975, a Casa de José Régio é dedicada à memória de um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX. Trata-se da casa onde o poeta morreu, a 22 de Dezembro de 1969, e que preparou para nela habitar depois de se aposentar do ensino, profissão que abraçou durante cerca de 30 anos em Portalegre.
É um espaço intimista, com as áreas funcionais de uma casa de habitação, onde o único espaço criado após a sua morte é a sala de pintura moderna, organizada pelo seu irmão Júlio, mas também de acordo com a vontade de Régio.
Aqui se pode apreciar a vasta colecção de arte sacra do poeta, o mobiliário do século XVII e XVIII e a sua biblioteca pessoal. Também se encontra aqui toda a sua correspondência, bem como os manuscritos da sua obra.
O escritório, o quarto, local onde faleceu, a sala de jantar e o jardim são as áreas fundamentais. Todavia, todo o espaço pretende reflectir a personalidade do poeta, daí a decisão de não alterar qualquer compartimento deste imóvel.
Em 2005, a Câmara Municipal de Vila do Conde procedeu a obras de beneficiação deste imóvel no sentido de garantir a estabilidade do edifício e, simultaneamente, criar condições de conservação ao acervo aí instalado. Paralelamente, na casa de Benilde, foi desenvolvida uma obra que visou a instalação do Centro de Estudos Regianos, para além de um conjunto de serviços de apoio à Casa de José Régio, tais como recepção, sala de exposições temporárias e auditório.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: De terça a domingo das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 (últimos acessos: 12:15 e 17:15).
Nº máximo pessoas por grupo: 10
Serviços disponíveis: Visitas guiadas à Exposição e Centro de Estudos Regionais.
Título:
Morada: Avenida José Régio 132
Código Postal: 4480 671 VILA DO CONDE
Tel: 252617506
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
Site: www.cm-viladoconde.pt
Distrito: Porto
Concelho: Vila do Conde
Freguesia: Vila do Conde
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora