Carne Cachena da Peneda - DOP

Carne Cachena da Peneda - DOP

Carne de vitela e novilho, muito tenra, obtida de animais da raça cachena. Estes animais habitam nas serras da Peneda, Soajo e Amarela.

Caracterização das Raças: Os animais da raça Cachena são de pequena estatura, cerca de uma altura de 1 metro ao garrote, têm a pelagem castanha clara, a cabeça longa, com cornos em forma de saca-rolhas, e membros fortes.
Coloração: Rosa-pálido a vermelho-claro, com gordura de cor branca ou creme.
Endereço (OCC): Rua do Monte - Crasto Vairão, 4485-684 VILA DO CONDE
Fax (OCC): 252661780
Forma de Comercialização/Consumo: Vitela: macho ou fêmea, entre os 4 e os 9 meses, com peso entre os 70 e os 120 kg; Novilho: macho, entre os 9 e os 24 meses, pesando entre 120 e 210 kg. Entre a data do abate e de comercialização decorre um período de maturação de pelo menos 7 dias. A carne é vendida em carcaças, hemicarcaças, quartos de carcaça ou em peças acondicionadas em embalagens adequadas, devidamente identificadas.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 3934/98 (2ª série), de 02-02, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A NORTE E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 29, de 04-02-94.
Número de Animais: 246
Número de Produtores: 79
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: NORTE E QUALIDADE - Instituto de Certificação de Produtos Agro-alimentares
Produção Anual: 246 animais.
Sabor: Carne tenra e suculenta.
Telefone (OCC): 252662399
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita às freguesias de Sistelo, Gavieira, Cabreiro, Gondoriz, Carralcova, Couto, Grade, Ermelo, Cabana Maior, Soajo e Vale do concelho de Arcos de Valdevez; às freguesias de Castro Laboreiro, Lamas de Mouro, Parada do Monte e Gave do concelho de Melgaço; às freguesias de Merufe, Tangil e Riba de Mouro do concelho de Monção; às freguesias do Lindoso, Britelo, Ermida, Germil, São João Baptista, Entre Ambos-os-Rios, Sampriz e Azias do concelho de Ponte da Barca; às freguesias de Aboim da Nóbrega, Gondomar e Valdreu do concelho de Vila Verde e às freguesias de Cibões, Gondoriz, Brufe e Campo do Gerês do concelho de Terras de Bouro
Título: Sabor suculento
Código Postal: 4974 010 ARCOS DE VALDEVEZ
Tel: 258510200
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Arcos de Valdevez
Freguesia: Salvador
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora