de 41
ver todos

Carnaval Saloio de Loures

de 41
ver todos

O Carnaval de Loures remonta a 1934. Nessa altura era conhecido pelas "Cegadas", um teatro de rua mordaz e pelo "Lançamento de pulhas", provocações orais que escarneciam alguma personalidade local. O Carnaval "Sujo" também tinha lugar, com o arremesso de ovos, farinha e água.

Os bailes animavam as noites dos Lourences e os jovem mascaravam-se e travestiam-se de "mastronças", batendo de porta em porta, obrigando os residentes a oferecer-lhes comida e bebida. Um dos pontos altos era o "Enterro do Bacalhau", que encerrava as festividades, quarta-feira à noite. Os foliões corriam pelas ruas com um boneco, incendiando-o no final.

Desde 1940 até aos anos 70, o Carnaval de Loures foi cancelado e depois disso teve varias interrupções. No entanto, a partir de 2000 e com o apoio da Autarquia esta festividade conquistou uma vertente organizada e contínua. Hoje este Carnaval é considerado o mais importante da Área Metropolitana de Lisboa, contando com cerca de 13 carros alegóricos e mais de 1000 figurantes.

Data e periodicidade: Carnaval / Anual
Código Postal: 2670 LOURES
Tel: 219832068
E-mail: geral@carnaval-loures.com
Site: www.carnaval-loures.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Loures
Freguesia: Loures
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora