Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 18
ver todos

Carnaval de Podence

de 18
ver todos

Uma das mais tradicionais festas portuguesas, o Carnaval de Podence tem como personagens principais os coloridos e irrequietos "Caretos". Com máscaras feitas em zinco, nariz em bico e franjas de lã com várias cores, simbolizam o demónio e fazem as delícias dos rapazes da vila (os únicos que as usam) em contraste com o terror de quem os vê. As vítimas principais são as mulheres solteiras, perseguidas por estas figuras que agitam os chocalhos das vestes numa espécie de dança erótica com um barulho ensurdecedor. Outras vítimas preferenciais são os donos das adegas da terra, que depois de "raptados" são arrastados à força para matarem a sede destes jovens alegres.
No Domingo Gordo e terça-feira de Carnaval, os caretos não se cansam de fazer investidas em pleno Largo da Capela, onde as gentes da terra e os curiosos de fora se concentram para assistir a este ritual que anuncia o início da Primavera. Ainda no Domingo Gordo realiza-se o "Pregão Casamenteiro", onde os caretos munidos de um funil, apregoam junto das janelas os casamentos inventados. As moças só têm de acolher a sua (má) sorte e, no dia seguinte, não podem recusar a visita do "noivo" para o pequeno-almoço. Na terça-feira as correrias e partidas só terminam à noitinha.

Observações: Quem perder este Carnaval terá ainda a oportunidade de assistir aos festejos do dia 10 de Julho dos anos pares - por via do Cortejo Etnográfico do Concelho de Bragança, ou ainda visitar a Casa do Careto em Podence.
Título: Cor e tradicão num Carnaval único
Código Postal: 5340 392 PODENCE
Tel: 919750771
E-mail: caretos.podence@iol.pt
Site: caretosdepodence.no.sapo.pt/
Distrito: Bragança
Concelho: Macedo de Cavaleiros
Freguesia: Podence
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida