Carnalentejana - DOP

Carcaças de vitela, novilho e novilha de animais da Raça Alentejana. Os animais alimentam-se de pastagens naturais à base de bolota, feno, restolho e palhas. Foi por volta de 1870 que se registou pela primeira vez esta carne. Por serem muito corpulentos, eram utilizados para os trabalhos agrícolas. Nos últimos 40 anos, esta raça foi submetida a rigorosos critérios de selecção, de forma a estimular a produção de carne.

Caracterização das Raças: A Raça Alentejana tem a pelagem vermelha escura, a cabeça de perfil convexo, pescoço curto e espesso, o dorso comprido e largo e os membros bem musculados.
Coloração: Rosa-escuro a vermelho-escuro.
Endereço (OCC): Avenida General Humberto Delgado, 34 - 1º Esq, 7000-900 ÉVORA
Fax (OCC): 266769566
Forma de Comercialização/Consumo: Vitela: carcaças de animais abatidos entre os 6 e os 9 meses de idade, com peso inferior 150 kg; Novilha: fêmeas com peso não superior a 300 kg, abatidas entre os 12 e 29 meses; Novilho: machos pesando no mínimo 200 kg, abatidos entre os 14 e os 30 meses. Apresenta-se em carcaças, hemi-carcaças ou à peça, devidamente embalada e identificada.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 5/94, de 04-01, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A CERTIALENTEJO foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 21, de 26-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: CERTIALENTEJO - Certificação de Produtos Agrícolas, Lda.
Sabor: Muito saborosa e suculenta.
Telefone (OCC): 266769564
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita a todos os concelhos dos distritos de Beja, Évora e Portalegre, aos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão do distrito de Castelo Branco, aos concelhos de Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Constância, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Mação e Vila Nova da Barquinha do distrito de Santarém e aos concelhos de Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Montijo, Moita, Palmela, Santiago do Cacém, Setúbal e Sines do distrito de Setúbal.
Título:
Morada: Estrada do Moinho de Vento
Código Postal: 7350 230 ELVAS
Tel: 268622346
E-mail: carnalentejanadop@clix.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Elvas
Freguesia: Caia e São Pedro
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora