Situado na Baixa lisboeta, este restaurante é especialista em hambúrgueres gourmet feitos de carne de vaca 100% nacional, combinados com produtos D.O.P (Denominação de Origem Protegida) , excelente apresentação e acompanhamentos deliciosos, como arroz thai ou batatas campestres. Para os menos adeptos de carne há hambúrgueres de bacalhau, salmão e soja, entre outros. A decoração é moderna e com linhas direitas em tons de branco e castanho.
Dia(s) de Encerramento: Domingos e FeriadosQuem disse que os hambúrgueres são todos iguais? No Café do Rio podemos provar um diferente todos os dias e descobrir que há mais vida para lá da fast food. Os pratos sofisticados enchem a vista, mas é a carne biológica do Alentejo que conquista o paladar. Seja no tradicional Cheesburger ou nos exóticos Wasabe ou Massala...
“Será possível abrir um espaço único, mas despretensioso? Com carne de qualidade, mas preços acessíveis? E já, agora, no centro de Lisboa?” Estas perguntas foram repetidas vezes sem conta por Rui Domingos e Andrea Zamorano, para quem a experiência inicial na restauração estava a ter um sabor agridoce.
É que o primeiro restaurante do casal, situado no Parque das Nações, ajudou-os a aprender muito sobre a área, mas ainda não dava as tais respostas que tanto procuravam. Só aos poucos foram percebendo que os lisboetas adoram hambúrgueres e já este ano descobriram uma localização bem à medida do seu sonho, em plena zona histórica da capital, na Rua da Alfândega.
É aqui, entre a Praça do Comércio e a Casa dos Bicos, que podemos encontrar o novo Café do Rio – Hamburgueria Gourmet, uma casa descontraída, jovem e informal, mas com os mais sofisticados hambúrgueres. Os donos garantem que são “os melhores de Lisboa”, mas não há nada como passar por lá e ver se é mesmo assim...
Escolher é um 31
A decoração do restaurante procura fazer o equilíbrio entre o antigo e o moderno. De um lado, existe uma autêntica parede pombalina, com o reboco original à vista, enquanto do outro sobressaem o balcão e as cadeiras com design vanguardista.
O espaço é iluminado por um lustre revivalista e por pequenos candeeiros junto ao tecto, mas a melhor mesa da casa é abençoada pela luz natural que chega da janela junto à rua. A mesma que nos torna espectadores privilegiados do vai e vem de eléctricos que passa lá fora.
Na cozinha, o rodopio também é grande, até porque Rui Domingos oferece todos os dias uma lista extensa e surpreendentemente variada. Afinal de contas, só pratos com hambúrgueres são 31, o que dá para comer um diferente todos os dias do mês.