Cacholeira Branca de Portalegre - IGP

Cacholeira Branca de Portalegre - IGP

Enchido tratado por escaldão, constituído, basicamente, por fígado e outros órgãos internos, e gorduras macias de porco da Raça Alentejana, sal e, por vezes, alhos secos e cominhos. O invólucro é tripa natural seca, obtida exclusivamente a partir do intestino delgado e do intestino grosso de porco. Tem um formato cilíndrico, de ferradura, comprimento até 50 cm, diâmetro entre 30 e 50 mm e é apertado por torção ou atadura. A massa é homogénea e perfeitamente ligada.

Coloração: Castanho-escuro, acinzentado brilhante
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96.. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Número de Produtores: 35
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: O fígado e outras vísceras são migadas e batidas com o dorso de uma faca, até ficarem em pasta, ou são picadas em pedaços de 2 mm. As gorduras são migadas em pedaços de 1,5 a 2,5 cm. Todos estes ingredientes são misturados com um pouco de sangue de porco e condimentos (alho, cominho, pimentão doce e sal), mexendo muito bem. A massa fica em repouso durante 12 a 24 horas em ambiente cuja temperatura não ultrapassa os 10ºC e cuja humidade tem que estar próxima dos 80%/90%. Depois enche-se a tripa delgada ou grossa de porco de modo a que a mesma fique bem cheia e apertada. Por fim, submete-se a escaldão que dura, em média, 1 hora, sendo depois as cacholeiras mergulhadas em água fria durante dois a cinco minutos. O produto final deve ser conservado a uma temperatura entre 5 e 10ºC.
Produção Anual: 300 toneladas.
Sabor e Aroma: Agradável, suave e pouco salgado
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora