Cabrito das Terras Altas do Minho - IGP

Cabrito das Terras Altas do Minho - IGP

Carcaças de cabritos das raças bravia e serrana ou de cruzamentos entre as mesmas, alimentados exclusivamente com leite materno até ao mês e meio de idade. Já no "Relatório do Intendente de Pecuária do Distrito de Braga", de 1870, se fazia referência à raça Bravia. Julga-se que a origem desta raça esteja ligada à cabra selvagem da serra do Gerês, extinta no princípio do século XX. Quanto à raça serrana, a sua origem é difícil de determinar, mas terá surgido, muito provavelmente, a partir da Cabra pyrenaica.

Caracterização das Raças: Raça Bravia: animais oriundos das montanhas do Alto Minho e do noroeste de Trás-os-Montes, com pelagem castanha ou preta, cabeça triangular, cornos pequenos, tronco pouco desenvolvido, garupa descaída, membros curtos e finos. Raça Serrana: oriundos da Serra da Estrela, têm uma pelagem preta, castanha e ruça; o tronco é regular, a cauda curta e arrebitada, o abdómen volumoso e os membros finos e resistentes.
Coloração: Avermelhada.
Endereço (OCC): Rua do Monte - Castro Vairão, 4480 VILA DO CONDE
Fax (OCC): 252661780
Forma de Comercialização/Consumo: Carcaças, meias carcaças, quartos de carcaça ou peças individualizadas.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 24/94, de 17-01, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A NORTE E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 29, de 04-02-94. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 6136
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: NORTE E QUALIDADE - Instituto de Certificação de Produtos Alimentares
Produção Anual: 530 toneladas (peso vivo).
Sabor: Saborosa e suculenta.
Telefone (OCC): 252662399
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita a todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo, os concelhos de Amares, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde, Amarante, Baião, Paredes, Marco de Canaveses, Valongo, Mondim de Basto e Ribeira de Pena e algumas freguesias dos concelhos de Felgueiras, Gondomar e Penafiel.
Morada: Rua Antunes de Basto
Código Postal: 4860 363 CABECEIRAS DE BASTO
Tel: 253662311
Distrito: Braga
Concelho: Cabeceiras de Basto
Freguesia: Refojos de Basto
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora