Borrego Terrincho - DOP

Borrego Terrincho - DOP

Carcaças obtidas a partir de borregos da Raça Churra da Terra Quente, surgida do cruzamento entre as raças Mondegueira e Badana, com menos de 12 kg de peso vivo. O maneio tradicional destes animais, que se alimentam sobretudo de ervas espontâneas, está associado à exploração dos olivais da região de Trás-os-Montes, sendo o seu estrume utilizado como fertilizante. Já nos séculos XVIII e XIX se publicaram estudos sobre a importância destes animais na economia da região transmontana., principalmente devido à produção de leite e de lã.

Caracterização das Raças: Os animais da Raça Churra da Terra Quente têm uma pequena poupa na teste, donde saem os cornos, a cabeça comprida, tronco estreito, sendo a região dorso-lombar horizontal; os membros são finos mas vigorosos.
Coloração: Muito clara.
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Forma de Comercialização/Consumo: Os borregos são abatidos com 3 a 4 semanas de vida e com menos de 12 kg. A carne, de machos e fêmeas é vendida em carcaça ou peças devidamente embaladas e refrigeradas.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 11/94, de 06-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A OVITEQ foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 21, de 26-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtos Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Produção Anual: 2250 toneladas (peso vivo).
Sabor: Carne tenra, com pouca gordura e sabor a leite.
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, São João da Pesqueira, Valpaços, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo.
Morada: Quinta da Ribeira
Código Postal: 5340 152 GRIJÓ DE VALE BENFEITO
Tel: 278426357
Distrito: Bragança
Concelho: Macedo de Cavaleiros
Freguesia: Grijó de Vale Benfeito
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora