Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 6
ver todos

Açorda à Alentejana

de 6
ver todos
Açorda à Alentejana

Filhas da presença muçulmana, as açordas levam regra geral coentros ou poejos (ou uma mistura das duas ervas), pão duro, azeite, alho, sal e água. Esta é a base de todas as açordas.

Depois, podem incluir condutos diversos, consoante a época do ano e as posses. A chamada "açorda de mão no bolso" é a mais simples, alimento dos que menos tinham e que deve a sua designação ao facto de só precisar da colher para ser comida.

Acompanha-se geralmente com ovos escalfados ou cozidos e azeitonas. Muitas vezes a água quente que se acrescenta é aquela onde cozeu uma posta de peixe ou onde se escaldaram tiras de pimento verde, cortadas finas. No Verão pode ser acompanhada com sardinhas assadas ou fritas, com figos maduros, um cacho de uvas brancas ou rábano cru cortado em palitos grossos.

A simples enumeração das açordas mais comuns dá uma pálida ideia do engenho alentejano: açorda de cação, de bacalhau, de hortelã, de beldroegas, de alho, de favas?

Dicas para a confecção: Esmagam-se num almofariz os coentros, os alhos e o sal grosso até obter uma papa. Numa terrina, junta-se azeite a esta mistura e escalda-se com água a ferver. Depois de mexido o caldo introduz-se o pão. Os ovos previamente escalfados acompanham no prato ou sobre as sopas na terrina.
Código Postal: 7800 BEJA
Distrito: Beja
Concelho: Beja
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida