Alheira de Mirandela - ETG

Enchido tradicional fumado, que deve o seu nome ao alho e cujos principais ingredientes são a carne e gordura de porco, a carne de aves (galinha e/ou peru), o pão de trigo, o azeite de Trás-os-Montes e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. Podem também ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, a carne de vaca e o salpicão e/ou o presunto envelhecidos. A carne deve constituir, pelo menos, 60 % e o pão 25% do total de matérias-primas. A alheira tem o formato de uma ferradura, comprimento entre 20 a 25 cm, diâmetro entre 2 a 3 cm, peso entre 150 e 200 g e extremidades atadas com fio de algodão.
A origem das alheiras remonta ao final do século XV e está ligada à presença dos judeus em Trás-os-Montes que, não podendo comer carne de porco, devido à sua religião, eram facilmente identificáveis, porque não faziam enchidos. Deste modo, os judeus para passarem por cristãos inventaram um enchido que não continha a carne "proibida", que deu origem à famosa alheira de Mirandela. As gentes de Trás-os-Montes começaram também a fabricar as alheiras mas juntaram-lhe a carne de porco.

Coloração: Cor alaranjada
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Legislação Aplicável: A Especialidade Tradicional Garantida (Registo Provisório) foi reconhecida pelo Despacho nº 137/96, de 27-11. A TRADIÇÃO E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 301, de 30-12-96.
Número de Produtores: 17
Observações: ETG - Especialidade Tradicional Garantida (registo provisório)
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtores Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Processo de Fabrico: As carnes são preparadas, sendo cortadas em pedaços de tamanho médio, temperadas e deixadas a repousar. São depois cozidas, arrefecidas e desfiadas, operação fundamental para as características do produto final. Seguidamente, corta-se o pão em fatias finas com côdea, que são depois amolecidas na calda, e prepara-se a massa, ou seja, adicionam-se e misturam-se os ingredientes e acertam-se os condimentos. Depois de preparada a massa, enchem-se as tripas secas de vaca ou porco e atam-se em forma de ferradura. Por fim, tem lugar a fase da fumagem, que é feita com lume brando de madeira de oliveira, durante, pelo menos, oito dias.
Produção Anual: 500 toneladas
Telefone (OCC): 278261410
Morada: Rua de São Cosme 13
Código Postal: 5370 364 MIRANDELA
Tel: 278261085
Distrito: Bragança
Concelho: Mirandela
Freguesia: Mirandela
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora