de 1
ver todos

Adega Mayor

de 1
ver todos

Um projecto visionário que veio reconstruir a paisagem do interior alentejano. Uma estrutura minimalista, que surge recortada contra uma planície. O branco imiscuído contra o verde e o azul. Assinada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e pensada por Rui Nabeiro, a Adega Mayor é, desde que foi inaugurada em Junho de 2007, uma referência no enoturismo português. Cinquenta e cinco hectares de vinhas na Herdade das Argamassas, todas a convergir para o espaço onde as uvas são transformadas no néctar dos deuses: a Adega Mayor. Espaço turístico, extrai a sua beleza da simplicidade dos traços, combinada com pormenores que colorem e dão alma a casa, como o espelho de água defronte o jardim, no último piso da adega. É também aqui, neste ambiente idílico, que ocorrem as várias degustações dos vinhos da casa.

Marcação prévia: Necessária para refeições e visitas guiadas à adega.
Tipo de actividade: Enoturismo e Produção de Vinho
Visitas guiadas / provas de vinhos: Visitas guiadas às adegas e vinhas, prova e venda de vinho.
Código Postal: 7370 171 CAMPO MAIOR
Tel: 268699440
E-mail: geral@adegamayor.pt
Site: www.adegamayor.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Campo Maior
Freguesia: São João Batista

Adega Mayor – Campo Maior


Venha a nós o vosso vinho


Andreia Melo

A Adega Mayor tem uma vida ainda curta mas a sua História já se escreve com H maiúsculo. Rui Nabeiro idealizou e Siza Vieira desenhou aquele que foi o primeiro projecto de uma adega para ambos. E se uma ideia juntou arte e enologia, o mínimo que podemos fazer é ir lá espreitá-la…

Em Junho de 2007, abria portas ao público a Adega Mayor, apesar do projecto que lhe deu origem ter nascido em 1998. A curiosidade em ver a primeira adega que Siza Vieira desenhou já lá levou muita gente. E a degustação dos vinhos da casa – com ou sem tapas, à vontade do freguês – levou muitos mais. Em pouco mais de uma hora, o visitante fica a conhecer os cantos à casa e tem a oportunidade provar, no mínimo, dois dos vinhos que aqui se produzem.

Há sempre uma primeira vez para tudo

Para chegar à Adega Mayor poderá seguir o aroma do café. É que este novo projecto de Rui Nabeiro que legou à sua neta Rita fica nas imediações da fábrica da Delta Cafés. Assim que passar o portão saberão encaminhá-lo para a adega. Siga o que o seu olfacto lhe sugere mas confie ainda mais no que os seus olhos lhe dizem. O que vê são de facto hectares e hectares de vinha.

Escolha entre uma visita simples – que lhe permite provar dois dos néctares Adega Mayor pelo valor de 3,5 euros – ou uma visita com direito a degustação de tapas. Nesta última, pelo valor de 10 euros, poderá acompanhar os quatro vinhos que irá degustar com produtos da região: azeitonas, pão, azeite, queijo de ovelha e enchidos. Escolha a que escolher, o caminho a seguir é sempre o mesmo. E há o guia que não o deixará tresmalhar-se…

No auditório, um vídeo de Rui Nabeiro explica-lhe a raiz da ideia. Só depois disto está preparado para que lhe contem o resto.

2011-06-22
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora