Spirito Spa – Sheraton Lisboa

O spa das mil e uma delícias

Um dos mais luxuosos hotéis de Lisboa, sobejamente conhecido por oferecer uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, a partir do bar/restaurante no topo do emblemático edifício nas Picoas, também é capaz de lhe tirar a respiração uns bons pisos abaixo. Por mais de uma razão, o Spirito Spa do Sheraton Lisboa vai deixá-lo sem fôlego.

Um spa de luxo no meio da cidade é aquela espécie de sítio capaz de nos transportar realmente para outra dimensão. Há qualquer coisa de vagamente irreal no facto de deixarmos para trás um dia útil igual aos outros e entrarmos na atmosfera delicada, subtil, quase etérea do Spirito Spa. A quebra com a rotina faz-se também pela mudança radical de ambiente. Há sempre um certo frisson em transpor a porta de um hotel de luxo na nossa própria cidade.

Esse é o primeiro desafio. O Spirito Spa quer posicionar-se acima de tudo como um local de refúgio e bem-estar para quem vive e trabalha em Lisboa. Dentro da lógica do que acontece, aliás, com os outros espaços públicos deste hotel de 5 estrelas, como o bar e o restaurante panorâmicos.

A primeira coisa a saber é que não precisa de marcar uma massagem ou tratamento para frequentar o spa. Pode optar por um programa de utilização das facilidades existentes, como a piscina interior (vitality pool), o hamman (banho turco) ou apenas a piscina exterior, aberta todo o ano. (Dizem-nos que não é incomum a prática de rituais que associamos mais aos povos nórdicos, como uma sessão quente no banho turco seguida de um mergulho na água fria).

Junto à piscina fica o Spirito Bar que serve refeições ligeiras (leves em calorias mas ricas em sabor e nutrientes, claro está). Poderá, pois, desfrutar de um almoço tranquilo e saudável, antes ou depois de usufruir do retemperador circuito de águas e da zona de relaxamento, com camas individuais voltadas para a piscina.

Morjana, essências de Marrocos

Se optar por fazer uma massagem ou terapia, irá travar íntimo conhecimento com a marca Morjana France, com a qual o Spirito Spa trabalha em exclusivo. Âmbar e hortelã pimenta são duas das essências que representam bem o espírito desta marca de beleza de tom exótico. Aromas quentes, intensos que nos remetem para ambientes carregadinhos de sensualidade e mistério. Morjana, já agora, refere-se a um fragmento de uma argila amarelada, com propriedades benéficas para despertar o corpo e a mente.

Começamos por vivenciar o Ritual do Hamman, uma experiência de inspiração marroquina em que temos um primeiro contacto com as essências e fragâncias Morjana. Antes de entrarmos na suite do hammam, que está aquecida a 50º, a nossa pele é suavemente esfregada com sabão preto com eucalipto, ingredientes que ajudam a abrir os poros e a preparar a epiderme para a libertação de toxinas proporcionada pelos vapores quentes.

Após uma permanência de 10 a 15 minutos (consoante a nossa tolerância à elevada temperatura), somos conduzidos à sala do duche Vichy. Deitados na marquesa de mármore aquecida, a nossa pele é então suavemente esfoliada com uma luva Kessa, exclusiva da marca. Depois é aplicado um hidratante de manteiga de karité com gotas de óleo de argan. A nossa pele reverbera de macieza. Estamos prontos, prontíssimos, para a Massagem Morjana.

Uma suite só para si

No Spirito Spa não há gabinetes ou salas de massagens. Apenas suites de tratamento. Independentemente da massagem ou terapia que escolher, será conduzido a uma das setes suites disponíveis. Atravessar a porta que dá acesso a esta zona do spa é como cruzar outro portal de acesso a delícias inimagináveis. Sentimos de imediato as vibrações da atmosfera zen que emana do corredor que, por sua vez, dá acesso a mais sete portas (parece um conto de Xerazade). Atrás de cada uma, está uma suite reservada para si.

A amplitude do espaço não afeta o aconchego. A marquesa colocada ao centro é de dimensões generosas, extremamente confortável, a melhor que já experimentámos. De barriga para baixo, com o rosto afundado na concavidade a esse fim destinada, alcançamos facilmente o ajuste certo do corpo e da cabeça, o abandono profundo do relaxamento total.

A jovem terapeuta, afável e sorridente, dedica-se então às nossas costas com a devoção de uma missão a ser cumprida com vagar, vigor e voluptuosidade. São trinta minutos apenas mas tentamos não pensar nisso. A existir, seria bom que a eternidade se parecesse com um momento assim.

Seja pelas artes da terapeuta, pela real entrega do corpo e da alma, por toda a envolvência aromática, musical, sensorial, os trintas minutos prolongam-se num tempo indefinido de sonolência e bem-estar. Cada centímetro das nossas costas é merecedor de pressões e movimentos diversos, de intensidades variadas, aplicadas com os dedos, as palmas e as costas das mãos, os punhos, os braços. O pescoço e a nuca alinham-se quando a terapeuta se posiciona à nossa frente, deixando ver os pés bem tratados, de unhas sobriamente pintadas. A seguir à zona lombar, a cervical é o nosso ponto enfraquecido pelo que regozijamos com aquela investida.

Por muito elástica que seja aquela mágica meia-hora, o tempo acaba por se esgotar. É sempre assim. Depois de nos cobrir com uma toalha felpuda, abanar e apertar firmemente os músculos, a voz suave da jovem soa próxima e longínqua, ao mesmo tempo: “O tratamento terminou. Fique à vontade. Levante-se só quando estiver preparada.” Alguma vez estaremos?

Quando o coração bate mais forte

E agora algo completamente diferente. Imagina-se aos saltos num sítio como o que acabámos de descrever? Nem por isso, certo? Mas o Spirito Spa integra uma componente de fitness (indissociável do bem-estar holístico, total) que poderá surpreendê-lo. Em vez dos convencionais e um pouco aborrecidos aparelhos de cardio-fitness, que tal experimentar uma sessão de Kangoo Jumps?

Dizem-nos que já há quem ande a correr à beira-rio com este calçado esquisito que eleva o praticamente a 20 cm do chão e o põe a balançar de forma divertida para os outros, embaraçosa para o próprio. A professora Sandra ajuda-nos a enfiar os kangoos nos pés e a assumir, pouco a pouco, a nossa nova condição. Afinal não é tão difícil como parece (estar em pé e saltitar, não correr!) e rapidamente começamos a imitar os movimentos da instrutora e a seguir a curta coreografia esboçada. Curta mas intensa. Como se imagina andar aos saltos desta maneira é das atividades que maior número de calorias despende. E o bem que faz às coxas e quadríceps é coisa que Sandra não se cansa de realçar (sabendo como o público feminino é sensível a argumentos destes). A definição técnica diz que este é o “calçado desportivo com o menor impacto do mundo” (amortece até 80% do impacto). Favorece a perda de peso e tonificação geral dos glúteos, pernas e gémeos.

Em suspensão

Num registo totalmente diferente, o yoga suspenso é outra das atividades imprevistas que o Spirito Spa coloca à disposição de hóspedes e visitantes. A nossa abordagem a esta prática foi, infelizmente, demasiado sucinta. Mas refira-se que o instrutor presente para nos iniciar em tão acrobática modalidade foi um artista do Cirque du Solei. À leveza com que João demonstrou uma sequência básica (que consistia em sustermo-nos pela cintura na faixa de pano suspensa de uma trave e balançarmo-nos elegantemente para a frente e para trás, nunca movimentando os pés), nós, os iniciados, respondemos com movimentos algo aflitivos. Mas ainda assim deu para vislumbrar as potencialidades de um tipo de yoga que nos leva a flutuar acima do chão.

O rol de sensações que uma só manhã no Spirito Spa pode induzir vai da completa alienação (no bom sentido, no melhor dos cinco sentidos!) à excitação saltitante de uma atividade/brincadeira que desperta em nós a vontade infantil de andar aos pulos.

Aliás, nada como exercitar bem o corpo, suar por todos os poros, e entregar-se depois ao prazer de um ritual especializado. Segredos de Rosa e Argan (tratamento de rosto), Ritual Berber (corpo) ou Ritual das Mil e Uma Noites (rosto, corpo e cabelo), além do Ritual do Hamman aqui descrito, são os tratamentos Morjana disponíveis. Para uma ocasião verdadeiramente única e especial, pode reservar a suite VIP para dois. Só não pode mandar fechar o spa para si.


Preços:
Ritual do Hammam
120€ - 80 min.

Céu Coutinho 2014-10-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora