Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e V.R.S.A

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António situada junto à foz do rio Guadiana foi criada com o objectivo de proteger uma das zonas húmidas mais importantes do país.
Esta foi a primeira reserva natural criada no país em 1975 e os seus objectivos são o equilíbrio dos ecossistemas, a valorização das actividades tradicionais e a protecção do património paisagístico.
A reserva ocupa cerca de 2000ha e é uma sucessão de sapais, salinas e esteiros. A área de sapal já foi, contudo, maior. Uma parte foi conquistada pelas salinas que ocupam hoje 1/3 da zona húmida.
Das muralhas do castelo de Castro Marim avistam-se as salinas, autênticos espelhos de água. A extracção do sal obedece a técnicas ancestrais e só se pratica nos meses de Verão.
Registos indicam que a actividade salineira em Castro Marim remonta, pelo menos, ao século XIII. Apesar do seu declínio continua a ser um dos principais centros de produção do país.
Já no Inverno e na Primavera o sapal serve de refúgio a inúmeras espécies de aves migratórias - como o perna-longa, símbolo da reserva - que voam do norte da Europa na maioria e do norte de África.
Aves aquáticas como a andorinha-do-mar-anã e a perdiz-do-mar habitam o sapal nos meses quentes. A gaivota-de-bico-fino, uma raridade em Portugal, faz do sapal a sua casa de Outono e Inverno.
Durante todo o ano é possível observar flamingos, pernilongos, coelheiros e alfaiates. Ao todo, a reserva catalogou mais de 250 espécies de aves que fazem desta a sua casa.
Porque retêm muita matéria orgânica e nutrientes minerais trazidos pelas águas do rio e do mar, os sapais funcionam também como viveiro natural de inúmeras espécies de peixes, moluscos e crustáceos.
Além da zona húmida que ocupa cerca de 60%, a reserva integra zonas secas de uso agrícola já nas encostas da serra algarvia onde abundam alfarrobeiras e amendoeiras, montados e matos mediterrânicos.
Fotografias 6, 7, 8 e 11 cedidas pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA. Autor: Agostinho Gomes

No reino dos Pernas-longas

F. Nelson Jerónimo Rodrigues T. Paula Oliveira Silva 2012-01-16

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora