Presépio de Moreanes - Mértola

A antiga escola primária de Moreanes, no concelho de Mértola, serve de cenário ao presépio criado pelo artesão António Costa.
A ideia surgiu há vários anos mas acabou por concretizar-se em 2016 depois de um convite da Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Moreanes. A Junta de Freguesia de Santana de Cambas, a autarquia e o Centro de Apoio Idosos Moreanes também apoiaram o projeto.
O presépio demorou oito meses a construir e dois meses e meio a montar. António Costa dedicou-lhe muitas noites e fins-de-semanas já que teve de conciliar este projeto com a sua ocupação profissional.
O interior da escola foi transformado numa autêntica gruta para acolher cerca de 20 figuras em tamanho real, num espaço superior a 80 m2.
A maioria das figuras utiliza materiais reciclados, como sacos de sarapilheira e de ração de animais, tecidos de sofás e cortinados velhos. A estes juntam-se ainda o barro, o gesso e a espuma para os moldes.
Um dos objetivos do artesão passa por alertar a população, sobretudo os mais novos, para a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.
O nascimento de Jesus serve de temática principal ao presépio.
Os Reis Magos também não podiam faltar no presépio de Moreanes.
Os jogos de luz e sombra ajudam a criar um ambiente mágico e a transmitir o espirito natalício de forma original.
O presépio, com entrada gratuita, pode ser visitado todos os dias até 7 de janeiro, das 10 às 13 horas e das 14 às 20 horas. Agradece-se a marcação prévia através do email arcdm2013@gmail.com

Há magia na aldeia

Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-12-22

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora