Museu da Marioneta – Lisboa

Em parceria com o Festival de Animação de Lisboa, a Monstra, estão patentes no Museu da Marioneta, em Santos, duas exposições temporárias.
A primeira, de nome Toile de Front, mostra os bastidores de um filme francês que se encontra em fase de produção.
Situada na sala de espectáculos do museu, espaço que antes foi a capela do Convento das Bernardas, o cenário da mostra recria o ambiente do filme.
Porque conta a de um grupo de músicos presos nas trincheiras de uma guerra, no chão da sala há terra, há arame farpado junto às paredes e a luz escasseia.
É nesta atmosfera que o visitante é apresentado às personagens do filme, pequenos bonecos que são filmados em stop motion, de fotograma a fotograma.
Para cada um destes bonecos são sempre construídos vários tipos de rostos, de modo a que estes possam transmitir vários tipos de expressões.
Os cenários da película também podem ser vistos. Bem como os storyboards detalhados.
Depois de dar um giro pela sala, vai finalmente perceber porque razão a produção de um filme de animação pode levar anos…
Antes de continuar a sua visita ao museu, veja no palco cinco minutos do filme.
A segunda mostra temporária fica no lado oposto do Convento das Bernardas, e para lá chegar, convém que atravesse toda a exposição permanente.
Vale bem a pena para conhecer Dodu ou o Rapaz de Cartão.
Assinada por José Miguel Ribeiro, esta produção - cenários, adereços e até personagens - é feita inteiramente em cartão.
Aqui é-lhe apresentada a cidade onde ele vive e os seus melhores amigos. Se tiver tempo, ainda pode ver um excerto do episódio piloto.
As duas mostras podem ser vistas até ao final de Abril. Saber que ainda vamos a tempo de repetir a dose é música para os nossos ouvidos…

A Monstra vai ao museu

Andreia Melo 2011-03-16

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora