Lenços de Namorados

Declaração ou prova de amor, sinal de enamoramento e paixão.
A tradição dos Lenços de Namorados remonta aos séculos XVII/XVIII e sabe-se que é caraterística da região do Minho (Braga e Viana do Castelo).
A sua origem estará nos Lenços Senhoris, já que terão começado por ser usados pelas damas da época que frequentavam os salões.
Posteriormente, foram sendo adaptados pela raparigas do povo que os bordavam com o propósito de arranjar namorado ou de os oferecer ao seu “conversado”.
Moças em idade casadoira faziam chegar o amoroso presente, sinal de amor e dedicação, com vista a um futuro casamento.
O feliz contemplado, por sua vez, se correspondesse aos sentimentos e quisesse assumir compromisso, deveria usar o lenço publicamente.
O garboso jovem deveria trazer o lenço ao pescoço, com o nó voltado para a frente, ou então atá-lo ao cajado.
Assim se oficializava e tornava público perante a comunidade o namoro entre os dois jovens (é que ainda não havia facebook).
Mas nem só para compromissos sérios eram usados os lenços. Jovens são jovens e os daquele tempo também gostavam de flirts e brincadeiras.
Nos dias de festa era costume as moças usarem-nos pendurados à cintura. Os rapazes brincavam então a tirar-lhes o lenço, fingindo talvez o amor que deveras sentiam.
De forma quadrada, em linho ou algodão, os Lenços de Namorados são bordados com dizeres e símbolos amorosos, muitas vezes com erros ortográficos, tal como os originais.
Os Lenços de Namorados do Minho foram alvo de um processo de certificação, como forma de proteger esta tradição do Amor Português. Mais informações em www.adereminho.pt/lencos.

Ama-me ou deixa-me

2012-02-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora