Jornadas Europeias do Património

Da Baixa subterrânea ao yoga no mosteiro

Dias 26, 27 e 28 de setembro decorrem, um pouco por todo o país, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o mote Património, Sempre Uma Descoberta. Uma forma de chamar a atenção para a permanente novidade que oferece o património cultural através de novos olhares.

A grande maioria das atividades é gratuita. Em Portugal participam entidades públicas e privadas – 310 no total – que organizam iniciativas tão distintas como conferências, encenações históricas, leituras de poemas, jogos tradicionais, passeios pedestres, projeções de filmes, visitas guiadas, workshops e muito, muito mais.

Em Lisboa não poderiam faltar as visitas às galerias romanas da Rua da Prata (das 10h às 18h), os únicos dias do ano que estão abertas. Aproveite também a ocasião para visitar o Palácio de São Bento (Assembleia da República), para ter acesso ao zimbório do Panteão Nacional e sua magnífica vista ou, quem sabe, participar numa oficina de construção de marionetas.

No Porto, entre outras atividades, há visitas a edifícios emblemáticos da cidade guiadas por arquitetos, uma sessão informal no Edifício Transparente onde os participantes são convidados a manusear objetos expostos em museus ou coleções culturais e ainda dança e desporto no Parque de S. Roque.

No resto do país destacamos no Mosteiro de Alcobaça um concerto vocal constituído por 40 vozes, em Aveiro um peddy paper para as famílias, no mosteiro da Batalha o lançamento do guião de visitas em braille com imagens e plantas em relevo.

Em Cascais está prevista uma visita noturna à Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e Torre de Santo António e em Coimbra poderá, excecionalmente, fazer yoga no claustro do Mosteiro de Santa Cruz.

E se em Estremoz poderá visitar uma pedreira, na Praia da Barra (Ílhavo) tem a oportunidade de subir ao maior farol de Portugal, em Lagos participar num workshop de doçaria regional e em Marvão num ateliê de arqueologia.

Uma das formas que Ourém encontrou para assinalar a data foi com uma caça ao tesouro, Sintra uma visita aos jardins e palácios de Monserrate com interpretação em língua gestual e Tomar um workshop sobre aprender a fazer as flores dos tabuleiros de Tomar (em papel).

Consulte o programa completo aqui.

2014-09-24

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora