Peregrinação pelas ruas da capital
Já cheira a sardinha assada e a manjerico! Os festejos dos santos populares já andam por aí. Mal entra junho, seja dia ou seja noite, há sempre alguma coisa a acontecer em Lisboa. Ele é o tradicional desfile de marchas, os arraiais em cada bairro, os espetáculos de fado e demais géneros musicais, exposições, performances, entre outras iniciativas. Como o tempo não dá para tudo, deixamos-lhe algumas sugestões do que se passa na capital.
Iéiéié Lisboa é que é
Este ano o mote dos festejos é o Humanismo, uma ideia que partiu da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, a celebrar quatro séculos da sua publicação. Foi com o tema O Último Sonho do Grande Aventureiro Fernão Mendes Pinto que se deu o espetáculo de abertura no Rossio, com som, luz e balões, na noite de 30 de maio.
Não é preciso esperar pelo feriado de dia 13 para ir a um arraial. Já se dança e come sardinha assada e caldo verde e se bebe sangria nos arraiais populares de Alcântara, Alvalade, Arroios, Belém, Campolide, Carnide, Estrela, Marvila, Misericórdia, Olivais, Santa Maria Maior e São Vicente.
E já que se fala naquela que se tornou um símbolo das Festas de Lisboa, a sardinha, esta também pode ser apreciada não no prato, mas em exposição do concurso de criatividade lançado pela EGEAC. O resultado estará a vista de todos de 18 de junho a 13 de setembro na Galeria Millennium, na Rua Augusta.
Dias 5, 19 e 26 de junho, a proposta é unir, através de um percurso melódico, o Reservatório da Patriarcal, no Príncipe Real, ao Jardim de S. Pedro de Alcântara. É o Aqueduto em Festa com performance do Coro do Tejo. Numa viagem histórica através do labiríntico túnel ecoarão melodias da época dos Descobrimentos até aos dias de hoje.
A antecipar o ponto alto das festas, a noite de dia 12 e o desfile das marchas na Avenida da Liberdade, nos dias 6, 7 e 8 de junho também haverá marchas, pelas 21 horas, no Meo Arena, mas aqui terá de desembolsar 6€ pela entrada.
Pelo segundo ano consecutivo, vai haver diversas criações apresentadas nos autocarros, metropolitano, comboios, ascensores e barcos que atravessam o Tejo. Fado, performance ou dança são alguns dos espetáculos que as Festas de Lisboa oferecem aos seus habitantes nos seus trajetos regulares.
As Festas de Lisboa prolongam-se até aos primeiros dias de julho. Dia 3 está previsto o encerramento com um concerto de Fausto Bordalo Dias na Torre de Belém. Espreite o resto do programa, aqui.
Paula Oliveira Silva 2014-05-04