Festa da Poesia – Matosinhos

Poemas Para Salvar a Vida

Pelo 10º ano, Matosinhos, a cidade onde Florbela Espanca morreu (8 de dezembro de 1930) assinala a efeméride com mais uma edição da Festa da Poesia.

Sob o lema Poemas para Salvar a Vida, o evento homenageia os poetas e a língua portuguesa com um programa recheado de novidades, do Poetry Slam à apresentação de uma antologia especialmente concebida para esta edição.

Entre a noite de domingo, 7 de dezembro, e a manhã de terça-feira, 9, a festa terá epicentro a Biblioteca Municipal Florbela Espanca mas o evento estende-se a outros cenários menos prováveis como o Estabelecimento Prisional de Custóias e um lar de idosos do concelho.

A Arte de dizer

Além das habituais leituras públicas e das conversas em torno de odes, musas e versos, a edição deste ano está recheada de novidades.   

Cem Poemas para Salvar a Nossa Vida é o nome da antologia organizada por Francisco José Viegas, escritor e ex-secretário de Estado da Cultura, expressamente para a Festa da Poesia. Diversos autores serão convidados a ler poemas desta compilação, após o que se iniciará o debate em torno da palavra e do papel que a poesia pode ter na salvação da humanidade ou de uma vida única.

O músico Rui Reininho vai apresentar o seu livro e CD Chá, Café e Etc., com poemas próprios e de outros autores, numa sessão acompanhada pela música de Armando Teixeira (ex- Da Weasel).

No Quarto Escuro, Adolfo Luxúria Canibal, Capicua, Daniel Jonas e Renato Filipe Cardoso concebem um espetáculo com as luzes do auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca apagadas, centrando as atenções no som dos poemas.  

Na sessão de poetry slam estarão presentes alguns dos mais representativos intérpretes nacionais desta arte de dizer como Cláudia Amorim, Figas de Saint-Piérre de La Buraque e Maria Filigrana. Destaque ainda para Alexandre Sá, vencedor do 1.º Poetry Slam de Matosinhos. 

As famílias serão ainda convidadas a participar na oficina de rimas dinamizada por Adélia Carvalho, que terá lugar na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Uma atividade que visa despertar nos mais novos o interesse pela palavra escrita e falada.

Para mais informação, clique aqui

2014-12-03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora