Oh la la, Portugal fala francês
De 7 a 27 de março mais de uma dúzia de localidades portuguesas vai celebrar a língua, a cultura e as artes dos países francófonos. Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Faro, Coimbra, Tocha, Caldas da Rainha, Setúbal, Leiria, Ponta Delgada e Funchal concentram a maioria das atividades da Festa da Francofonia.
Cinema, música, exposições, teatro, dança, literatura e degustação de especialidades gastronómicas são algumas das vertentes deste certame que tem por objetivos difundir valores como liberdade, solidariedade, democracia, direitos individuais e diversidade.
Ver, ouvir e provar
No campo da gastronomia, as Caldas da Rainha apresentam um ateliê de degustação de vinhos e queijos franceses, dia 19 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Entrada livre.
Lisboa não fica atrás e programa uma Soirée Formidable, dia 21. No Institut Français du Portugal. Entrada igualmente livre.
Se o tema for cinema, são muitos os filmes e as sessões disponibilizadas. Escolas e universidades de diversos pontos do país abrem as suas salas para exibirem filmes como A Gaiola Dourada, Estilhaços de Identidades, Le Tableau e o Menino Nicolau.
Portas abertas à francofonia
O Dia da Francofonia assinala-se em Setúbal a 20 de março e tem como palco a Alliance Française desta cidade. A partir das 15 horas haverá momentos de poesia, com leitura de alunos e público, enquanto às 16h30 começa um espetáculo musical a cargo de Luís Tavares.
A 22 de março é a vez da Alliance Française do Porto servir de anfitriã ao Dia Porta Aberta, com apresentação (em francês) de um percurso à volta das cidades que dão nome às salas desta escola. Cada uma terá um professor a dinamizar várias atividades, sempre com a sua cidade como ponto de partida. Mais uma vez estão todos convidados.
Para mais informações consulte o programa inteiro aqui.
2014-03-12