Eu, petisqueira, me confesso!

Quem se confessa juntamente com a Margarida, do blogue Pano Pra Mangas? Esta algarvia gosta, por exemplo, de "conquilhas abertas só em azeite e alho com coentros e sumo de limão". Quem não gosta, Margarida, quem não gosta?

Se o Inverno apela a pratos quentes, densos e mais pesados – como uma boa feijoada ou um rancho de grão, no Verão reinam os petiscos supostamente mais leves que acompanhados de pão caseiro com manteiga ou azeite, se tornam tudo menos leves. E eu, como boa virginiana de ancas largas, se não tenho cuidado...É aquela coisa do “quando a boca não tem juízo, o corpo é que paga!” (sim, eu sei que a canção diz “ a cabeça”, mas aqui aplica-se mesmo “a boca”).

Se tivesse de escolher um TOP 5 dos meus preferidos estava, literalmente, enrascada pois não me conseguiria decidir. Eu gosto de comer e de petiscar ainda mais. Talvez fosse mais socialmente correcto dizer que prefiro uma salada verde, mas a verdade é que me sinto a pastar de cada vez que opto pelo que é “saudável” em vez do que eu realmente gosto.

Ponham-me na frente de uma mesa repleta de petiscos e finger food e eu sou uma pessoa feliz, como me aconteceu há dias aquando de um jantar marcado de véspera, o sub-chef do Restaurante Ria Formosa me/nos surpreendeu com os mais deliciosos petiscos dos últimos tempos: mini espetadas de frango com mel, gambas em massa filo, mini wraps de salmão fumado com manga, triangulos de beterraba com maçã verde, mini folhados de farinheira, um bacalhau cujo nome já não me recordo,...enfim mais do que eu consegui aguentar e cada coisa melhor que a anterior.

Agora digam-me se não concordam comigo: petiscos, finger food, pão com manteiga e a bela da sangria a acompanhar (que me perdoem os puristas do vinho...) é ou não é uma mistura bombástica? No final ficam as contas com a balança por acertar...

No entanto é em casa que, muitas vezes, dou asas à imaginação e aos livros de culinária e preparo algumas iguarias.

Adoro umas conquilhas abertas só em azeite e alho com coentros e sumo de limão, especialmente se tiver sido eu a apanhá-las numa manhã de praia em que a maré esteja vazia.

Perco-me por um gaspacho com quadradinhos de pão torrado a acompanhar umas ovas de choco fritas ou um arroz de lingueirão com alcabrozes também fritos. E uns caracóis bem temperados com oregãos e casca de limão? Ahhh e não pode faltar um pão de cabeça recheado com queijos e chouriça gratinado no forno.

E os patés? Não aqueles que encontramos embalados nas prateleiras do supermercado, mas aqueles que são feitos em casa com ou sem receita, com os ingredientes que temos à mão? Um dos meus preferidos de sempre é uma receita fresca, simples e muito saborosa que vos
deixo já de seguida e que me chegou com o nome de “Paté de Lagosta Fingida”:

2 latas de atum escorridas
1 embalagem de delícias do mar
3 cenouras médias
2 ovos cozidos
Maionese qb – apenas para ligar os ingredientes

Pica-se cada um dos ingredientes num robot de cozinha. Junta-se tudo numa taça e liga-se com a maionese. Coloca-se no frigorífico para refrescar. Pode ser servido em pequenas taças ou num prato em forma de coroa com pão torrado ou tostas a acompanhar.

Bom apetite!

Bons petiscos! E, já agora...umas boas férias.

A autora e o blogue
Inseparável da máquina fotográfica e do bloco de apontamentos, quando não anda em trânsito Margarida Vargues vive em Faro. Professora de Inglês de formação, e life coach de coração, criou o blogue Pano p’ra Mangas em 2005 para mostrar os seus trabalhos manuais e outras ocupações das horas livres. Em 2012 foi para Londres onde ficou um ano e meio. Regressou ao Algarve onde vive entre a mini-horta, a máquina de costura e os mil e um projetos a que vai emprestando as suas artes.
Blogue
Facebook 

Textos anteriores no Lifecooler:

Ria de Alvor, um berço da Natureza

DOP ou não DOP eis a questão

Um triângulo amoroso entre o rio, a ria e o mar

À sombra na relva fresca (Alameda João de Deus)

Ilha do Farol - um paraíso entre o mar e a terra

Por Margarida Vargues 2015-07-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora