As escolhas e os porquês do cinéfilo
Não são novidades as homenagens da Cinemateca a João Bénard da Costa. Este ano e logo a abrir 2015 (a partir de dia 5), a sala da Barata Salgueiro recupera os filmes por ele apresentados na RTP no programa No Meu Cinema. As sessões também incluem as introduções aos filmes de João Bénard da Costa e os seus comentários finais filmados por Margarida Gil.
O ciclo prolonga-se até fevereiro e exibe clássicos do cinema como O Feiticeiro de Oz de Victor Fleming (9 de janeiro às 15h30), Vale Abraão de Manoel de Oliveira (12 de janeiro às 21h30), Do Céu Caiu Uma Estrela de Frank Capra (dia 15 de janeiro às 15h30 e dia 20 de janeiro às 21h30) ou Para Sempre Mozart de Jean-Luc Godard (dia 19 de janeiro às 19h). O ciclo termina dia 31 de janeiro às 21h30 com Parsifal de Hans-Jürgen Syberberg. Valor de cada sessão 3,20€.
O ciclo tem por contexto o lançamento do primeiro volume de uma edição de compilação dos Escritos sobre Cinema de João Bénard da Costa, um projeto ambicioso uma vez que pretende incluir todos os textos (e são muitos) inclusive os iniciados na Fundação Calouste Gulbenkian. O primeiro volume será apresentado em fevereiro (data a confirmar).
Consulte aqui o programa completo.