Água Hotels DOURO SCALA

Socalcos encantados

Mesmo fora da época alta no Douro, a região tem atrativos suficientes para uma estadia retemperadora. Com direito a vista privilegiada e uma série de comodidades para o culto do corpo… e da alma.

Um manto verde continua a cobrir alguma da paisagem duriense. Perdidas as tonalidades douradas e as cores quentes outonais, as vinhas despidas aguardam dias mais subtis para o primeiro despontar na natureza. 

Em qualquer estação a paisagem duriense oferece-nos os socalcos talhados à força pela vontade humana em domar este terreno difícil, mas, nem por isso infértil na hora de acolher a matéria-prima dos melhores néctares.

A curta distância de Mesão Frio, em pleno Douro Vinhateiro, na pacata localidade de Cidadelhe, ao final do dia o cheiro das lareiras adocica o ambiente. É lá, no cimo, que, no verão de 2012, num antigo solar seiscentista abriu um hotel de cinco estrelas onde ao conforto se aliou a memória do lugar.

Recuperado o edifício principal, onde se situa a receção, sala de estar, biblioteca e restaurante, construíram-se novos equipamentos em estilo mais contemporâneo e novos quartos emergiram também em socalcos, com janelas orientadas para a vinha e para o rio.

É também por aqui que o acordar pode assumir sempre tonalidades diversas consoante os humores do tempo. Seja com uma ténue neblina que vai escondendo o Douro ou nos amanheceres cinzentos que apelam ao aconchego, seja, esperemos nós, num daqueles momentos em que os raios de sol transformam a envolvente num recanto onde apetece mesmo ficar, apenas, a contemplar.

Se no antigo solar se situam os quartos mais nobres, incluindo a suite presidencial, nos restantes não falta o conforto, a banheira ao lado da cama e, em alguns, acesso directo para a zona envolvente da piscina exterior.

Passeio nas vinhas

É com uma caminhada a pé, à volta das vinhas que se pode contemplar a outra das imagens postais durienses: o rio, cujo caudal serpenteia pelas curvas das montanhas que se despenham aos seus pés.

É também dali, junto ao antigo palacete, que se tem a mais bela vista para a igreja paroquial de Cidadelhe, construída no século XVIII, em estilo barroco e tardo-barroco. Se a localização privilegiada é por si só um atrativo, a existência de piscina interior e exterior, sauna, jacuzzi, ginásio fitness e cinco salas para massagens que incluem chocolate ou vinho, asseguram que uma escapadela neste retiro assuma características retemperadoras.

O restaurante Quinta do Paço fica na antiga adega senhorial e mantém a traça antiga com as paredes de pedra pintadas de branco. Das janelas há vista para o vale do Douro.

Com 46 quartos duplos, incluindo quatro suites e uma presidencial, neste antigo solar encontra também uma biblioteca e sala de jogos. No exterior existe uma capela do século XVI que pode ser usada pelos hóspedes. E como o corpo também necessita de ser exercitado há a piscina com vista para as vinhas e outra interior, situada perto do spa onde pode usufruir da sauna e banho turco, para além dos rituais de tratamento do corpo e relaxamento e do ginásio fitness. 

Andreia Fernandes Silva

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora