A rentrée cultural no Porto

A Feira do Livro do Porto é um dos grandes destaques da nova temporada cultural da Invicta. Siga as pistas da Vera Dantas, do blogue Porto Envolto, e saiba o que mais se vai passar.

O Porto acolhe uma das suas figuras maiores para marcar em grande a rentrée cultural da cidade: Sérgio Godinho vai saber a tanto quando subir ao palco da Avenida dos Aliados no dia 9 de setembro às 22:00 horas, acompanhado pela Orquestra de Jazz de Matosinhos. As composições do autor de Espalhem a notícia ou Com um brilhozinho nos olhos vestem-se com os arranjos desta fabulosa orquestra num concerto único. No dia 10, a Orquestra Sinfónica do Porto sobe ao mesmo palco com a sensualidade das Danças Polovtsianas de Borodin, os ritmos sul-americanos de Arturo Marquéz e a magistralidade de Tchaikovsky, entre outros temas. Ambos os concertos são de acesso livre.

Mas ainda antes, no dia 2 de Setembro há um concerto a não perder na Casa da Música: a Orquestra XXI, que reúne músicos portugueses dispersos pelo estrangeiro, vai interpretar a composição de Mendelssohn sobre o conto Sonho de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, acompanhada pelo Ricardo Pereira como narrador.

No dia 3, entre as 15 e as 20 horas, é tempo de preguiçar na última das Jameson Lazy Sessions, que se instalam no romântico Jardim das Virtudes, desta feita com o concerto do Oliveira Trio e Nuno Riviera e com o DJ Pedro Tenreiro. Dia 12, os fãs da canção em português vão poder ouvir na Casa da Música as canções suaves e bem portuguesas de Miguel Araújo (Azeitonas) e António Zambujo. Num registo alternativo, o surf noir chega ao Porto dia 13, com as norte-americanas La Luz no Maus Hábitos.

Além da música, o grande evento que vai marcar a rentrée cultural na invicta é a Feira do Livro do Porto, de 2 e 18 de setembro. Este ano a mostra alicerça-se sob o tema “A Ligação” e homenageia o escritor Mário Cláudio. Além dos 131 pavilhões que rechearão os jardins do Palácio de Cristal, há exposições, debates, oficinas e espectáculos, incluindo momentos pensados especialmente para as crianças.

Em simultâneo com a Feira do Livro, a Galeria Municipal do Porto, também no Palácio de Cristal, inaugura a 2 de setembro às 18:30 uma exposição de grande valor, 100 Tesouros da Biblioteca do Porto, que trará a público obras impressas tão impressionantes como incunábulos, códices medievais e litografias e se prolonga até 13 de novembro, com entrada gratuita.

As artes plásticas voltam a fazer o Porto vibrar com as Inaugurações Simultâneas na Rua Miguel Bombarda. Como sempre acontece a cada dois meses, a próxima data a marcar na agenda é 24 de setembro. A partir das 16:00 horas a rua entra em festa com a inauguração em simultâneo de várias exposições nas muitas galerias da zona, complementadas por animação de rua.

No Museu Nacional de Soares dos Reis continua até 16 de outubro a exposição Lusitania Romana. Origen de dos pueblos / Lusitânia Romana. Origem de Dois Povos, na qual se destacam 15 peças consideradas tesouros nacionais por Portugal e Espanha e que revela a dimensão da província romana de Lusitânia.

Nas artes performativas, o Teatro Rivoli faz a estreia absoluta de Moçambique, a nova criação da Mala Voadora, a 16 e 17 de setembro. A 24, também no palco do Rivoli, acontece a estreia nacional de Gold, um espetáculo do coreógrafo e bailarino israelita Emanuel Gat a partir das Variações Goldberg de Bach. A 30 de setembro temos Zululuzu, uma criação do Teatro Praga a partir da vida e obra de Fernando Pessoa.

O já mítico Festival Internacional de Marionetas do Porto promete voltar a surpreender de 14 a 22 de outubro, “nos espaços habituais e noutros um pouco mais inesperados”, diz a organização, que começa a divulgar as novidades desta 27ª edição.

A ligação do Porto à Sétima Arte é celebrada no festival de cinema Porto/Post/Doc, entre 26 de novembro e 4 de dezembro, no Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos.

Os calor estival começa a preparar a sua retirada, mas a cidade continua cheia de boas vibrações!

 

 

A autora e o blogue
Vera Dantas é jornalista e autora do blogue portoenvolto.com.Nascida em Viana do Castelo, encontrou no Porto a beleza citadina e o ritmo de vida certos para criar uma plataforma online que elogia a região única que é o Norte de Portugal. O portoenvolto.com é um espelho da sua visão da vida repleta de música, arte, fotografia, cultura, sabor e... viagens. Trabalhou em jornalismo de imprensa cultural e internacional e foi co-realizadora do programa de rádio “Só Jazz”. Mestre em Relações Internacionais, tem a sua obra "A Dimensão Cultural do Projecto Europeu – da Europa das Culturas aos Pilares de uma Política Cultural Europeia" publicada pelo Instituto Diplomático. Desenvolveu investigação na área das indústrias criativas e da cultura e foi correspondente do Culture Creative News Portal (Berlim). O Porto Envolto foi destacado pela Marketing Research Association (EUA) como um dos blogs mais influentes na promoção do Porto como Destino Turístico.
Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Google+
Twitter

Textos anteriores no Lifecooler

Vila do Conde, uma cidade inspirada na história

Mini férias de Páscoa no Porto

Restaurante Comme Ça - Porto

Por Vera Dantas | Porto Envolto 2016-08-31

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora