de 902
ver todos

Restaurante da Associação Naval do Guadiana

de 902
ver todos
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Decoração com elementos náuticos.

No edifício de recepção do Porto de Recreio de Vila Real de Santo António, o restaurante da Associação Naval do Guadiana apela a refeições na agradável esplanada, onde é possível saborear os melhores pratos de peixe fresco com vista para o rio. Mas se o tempo obrigar a outro ambiente, a sala do restaurante é também muito agradável, com os temas marítimos a dominarem a decoração. Para além dos almoços e jantares, é também servida uma grande variedade de snacks e tapas, a qualquer hora do dia.

Bar/Sala de espera: Bar Bar e Sala de Espera Sala de Espera
Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Entradas: Ovas de Chocos, Salada de Barriga de atum. Peixe: peixe cozido; Mortios de Atum, Biqueirões Envinagrados, Massada de Corvina, Arroz de Tamboril, Açorda de Marisco, Cataplana de Ameijôas ou de Corvina. Carne: Lombo de Porco Preto.
Estacionamento: Sim
Preço Médio: 20.00
Recomendado para grupos: Sim
Serviços: Esplanada.
Tipo de Restaurante: Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:30;
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Avenida República Apartado 40
Código Postal: 8900 205 VILA REAL SANTO ANTÓNIO
Tel: 281513038
E-mail: anguadiana@mail.telepac.pt
Site: www.anguadiana.com
Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António
Freguesia: Vila Real de Santo António

Restaurante da Associação Naval do Guadiana - Vila Real de Santo António


Ao sabor da maré


Nelson Jerónimo Rodrigues

Há mais de uma década que a gastronomia, o serviço e as vistas para o Guadiana fazem deste restaurante uma referência no sotavento algarvio. A decoração e o ambiente náutico remetem-nos para as grandes viagens oceânicas, mas aqui o mar descobre-se à mesa, tantas são as especialidades de peixe e marisco. Bem-vindo a bordo…

Localização mais privilegiada seria difícil. O restaurante da Associação Naval fica tão próximo do Guadiana e da marina que quase parece um navio de pedra pronto a fazer-se ao rio e dali navegar ao encontro do mar.

Lá dentro, esta sensação adensa-se ainda mais. Basta passarmos a porta de entrada para descobrirmos um sem números de objetos náuticos que nos fazem sentir a bordo de um barco requintado. Entre eles está também uma montra de peixe fresco (acabado de chegar das lotas da região) colocada estrategicamente para deixar de água na boca os amantes dos sabores do mar.

À direita já há uma série de mesas mas os melhores lugares ficam ao fundo do corredor, cheios de luz natural e literalmente em cima do rio. Até lá vale a pena prestar atenção na restante decoração com destaque para uma âncora antiga, uma hélice de um navio e uma rosa-dos-ventos prateada. Definitivamente, estamos mesmo em casa de marinheiros.

Quem vai ao mar… alimenta-se em terra

Já sentados à mesa é tempo de reparar nos detalhes: desde a qualidade das madeiras que revestem o chão e as paredes, às toalhas e guardanapos de linho, passando pelos clientes da mesa ao lado que não se cansam de gabar as espetadas de tamboril com camarão.

E assim, de forma quase subconsciente, acabámos por fazer a nossa escolha antes mesmo de vermos a ementa. Mas já iremos ao prato principal porque para já é tempo de provarmos as entradas. Cocktail de camarão, Ovas de choco, Biqueirão envinagrado ou Salada de estupeta são algumas das opções, mas a primeira da lista é mesmo um Misto de cinco tapas, bem ao gosto dos clientes da vizinha Espanha, que por estas alturas já são tantos ou mais que os portugueses.

De seguida, venham de lá então as afamadas espetadas, uma das 12 especialidades enumeradas na ementa. Além desta também há, por exemplo, Manjar de lagosta, Arroz de marisco, Mariscada à Naval, Cataplana de corvina e um só prato de carne entre os 12 magníficos: Bife à Naval.

2012-11-05
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora