de 39
ver todos

L´and Vineyards Resorts

de 39
ver todos

O L´AND Vineyards é um boutique resort de luxo com apenas 22 suites, inaugurado em Abril de 2011. Exclusivo e com uma extraordinária localização, no meio de uma vinha no coração do Alentejo, tem o vinho como tema e inspiração para a concepção do espaço e das vivências que procura criar.
De referir que, de forma única, 10 das suites (as L´AND Sky Suites) permitem a abertura do tecto do quarto, proporcionado aos hóspedes uma sensação ímpar de perfeita integração na paisagem envolvente, sentindo e respirando o céu estrelado do Alentejo.
O empreendimento oferece um magnífico Vinotherapie SPA da Caudalie especializado em tratamentos à base de uva, um restaurante de cozinha mediterrânica e alentejana (com influências contemporâneas e orientais) e um WineClub, espaço privilegiado ligado à cultura do vinho e à partilha de experiências. Os membros deste clube poderão, inclusive, produzir o seu próprio vinho.

Categoria: 5 estrelas
Nº de quartos: 22
Nº de suites: 10
Cadeia / grupo de hotéis:: Small Luxury Hotels of the World
Serviços / Equipamentos: Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Jardim, Piscina exterior, Restaurante, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo, SPA, Banho turco
Morada: Estrada Nacional 4
Código Postal: 7050 MONTEMOR-O-NOVO
Tel: 266242400
E-mail: reservas@l-and.com
Site: www.l-and.com
Distrito: Évora
Concelho: Montemor-o-Novo
Freguesia: Nossa Senhora do Bispo

L´AND Vineyards – Montemor-o-Novo


Colheita exclusiva


Nelson Jerónimo Rodrigues

No coração do Alentejo, entre campos e vinhedos, este wine resort é um refúgio de luxo inspirado na paisagem da vinha e na cultura do vinho. Com cores de céu, aromas de terra e palato rico e persistente, promete experiências e lugares inebriantes, desde um SPA de vinoterapia a suites onde se dorme (literalmente) sob as estrelas. Aqui o céu é o limite. 

Ao contrário dos vinhos, que se avaliam com uma prova cega, sem garrafas e rótulos à vista, o L`AND merece ser descoberto de olhos bem abertos desde o primeiro instante. Logo à chegada, salta à vista a arquitetura marcante do edifício principal, que de alguns ângulos faz lembrar uma casa alentejana com pátios caiados a branco e, de outros, mais parece uma nave futurista em forma de prisma.

As linhas geométricas e minimalistas do exterior mantêm-se lá dentro, mas aqui há uma clara intenção de humanizar o espaço, como se percebe no club house que serve de cartão-de-visita ao hotel. Dos materiais utilizados (chão e paredes revestidas a madeira e ardósia) ao mobiliário vintage e peças de artesanato, sem esquecer uma grande lareira, tudo se conjuga para tornar o ambiente acolhedor e intimista, daqueles onde um disco de jazz pede um copo de vinho na mão. Só que neste caso é possível degustar néctares produzidos ali mesmo ao lado.

Parece difícil de acreditar mas no piso inferior daquele luxuoso edifício também se criam vinhos, como descobrimos na sala da receção (junto ao club house) onde um grande vidro serve de montra para a adega. E assim, enquanto se faz o check-in, temos à nossa esquerda as cubas de inox, à direita um jardim de vinhas e na retaguarda uma pequena loja com artigos exclusivos, como mobiliário de autor, produtos regionais e, claro, vinhos L`AND. 

DOC – Dormir Olhando o Céu

Tal como acontece com o núcleo central do resort, também os alojamentos aproveitam o desnível do terreno para tentarem passar despercebidos na paisagem. No total existem 22 suítes, todas independentes e com vistas para os jardins, lago e piscina. Os hóspedes costumam ficar rendidos antes mesmo de conhecerem os aposentos, quando descobrem a lareira do pátio exterior que torna especialmente convidativas as noites ao luar.

Os interiores e são assinados pelo designer Márcio Kogan que recorreu às madeiras e ao contraste entre cores (sobretudo o branco e o preto) para criar um ambiente requintado. À decoração minimalista e mobiliário clássico juntam-se depois vários objetos tecnológicos como acontece, por exemplo, na sala de estar, onde tanto encontramos um tronco de árvore secular (a fazer de mesa) como um iPad de última geração.

Dos 22 alojamentos há 10 especialmente desejados, as Sky Suítes. À primeira vista não parecem ser muito diferentes das outras – as Land Views - mas têm dois pormenores que transformam qualquer estada numa experiência única e inesquecível. Um deles é a plouge poul do pátio interior, uma espécie de mini piscina onde podemos tomar banho de água quente ao relento mas na mais completa privacidade. O outro é ainda mais surpreendente e explica o nome destas suítes: um teto retrátil no quarto que nos faz querer adormecer com a cabeça nas nuvens. Enquanto espreitamos a lua, procuramos as constelações e ansiamos pela passagem de uma estrela cadente no céu. 

Muita parra e muita uva

Num resort onde (quase) tudo gira à volta do universo do vinho até o SPA faz questão de evocar as propriedades da uva e dos prazeres de Baco. No Vinotherapie Caudalie é possível fazer, por exemplo, uma massagem com uvas frescas, um envolvimento mel e vinho e, claro, o Banho de Barrica, afamado tratamento esfoliante com óleos de bagaço de uva realizado numa autêntica pipa.

Sempre num ambiente de absoluta tranquilidade e sofisticação que transparece também nos outros espaços do spa: a sauna, o hamman e a piscina interior aquecida. E aqui a arquitetura do edifício fez questão de privilegiar as vistas para o exterior, suscitando uma vontade tremenda de conhecer o resto do resort, desde a piscina exterior e o lago (ali ao lado) aos jardins e vinhas que rodeiam toda a propriedade.

Quem desejar poderá ainda participar em cursos e provas de vinhos, visitar a adega, fazer um piquenique ou ter uma aula de yoga. Isto no resort, porque também é possível solicitar várias atividades fora de portas, como uma vista guiada a Évora ou Montemor-o-Novo, um passeio de balão ou um salto de paraquedas.

Pratos que namoram com vinhos

O que é melhor? O vinho ou a gastronomia alentejana? Para que ninguém perca tempo a discutir o sexo dos anjos, o restaurante L’AND decidiu juntar os dois numa ementa pensada ao pormenor, onde cada prato tem um vinho à sua medida. Todas as criações do chefe Miguel Laffan (jovem talentoso que já passou por restaurantes conceituados como o da Fortaleza do Guincho) foram idealizadas com um tipo de néctar em mente, para que ambos se complementem o melhor possível, seja por harmonização ou contraste. Sim, porque nesta matéria os extremos também se atraem.

Outro compromisso da cozinha passa por dar primazia aos produtos e produtores locais, sobretudo os que praticam uma agricultura biológica e ambientalmente responsável. O resultado é uma gastronomia com alma e identidade que combina influências mediterrânicas e alentejanas com técnicas contemporâneas e orientais.

A mais sublime das experiências gastronómicas passa por descobrir os seis pratos do menu degustação mas se o orçamento não permitir (90€, vinho incluído, não é para qualquer bolsa…) poderá sempre fazer uma refeição completa por menos de metade deste valor. Nas entradas destaca-se o Lagostim marinado e assado com arroz de algas avinagrado, caril verde com puntillitas e essências marítimas. Nos peixes os produtos da região voltam a marcar presença, por exemplo com o Salmonete de Setúbal na salamandra, de caldeirada com lulas salteadas e salada crocante. E o mesmo acontece nas carnes com o Cachaço de porco montanheiro, estufado em vinho tinto L’AND, puré de batata ratte, sinfonia de mini legumes e cogumelos da estação. 

Para sobremesa os mais gulosos não devem deixar de provar a degustação de doces conventuais com crumble de canela, espuma de sericaia e gelado de arroz doce. Quanto aos vinhos, é claro que ocupam lugar de destaque, preenchendo uma carta extensa e variada com mais de 130 referências. E entre eles não podiam faltar os vinhos L’AND, os tais nascidos e criados no resort.

Tudo isto num ambiente exclusivo e requintado, serviço simpático e vistas privilegiadas para o casario e castelo de Montemor que à noite se ilumina e compõe ainda mais a paisagem. Um cenário quase onírico, bem à medida de um resort de sonho que sabe a vinho… e a divino. 

2013-05-30
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora