Herdade da Lameira Country Hotel by Flagworld Hotels

Situado no coração do Alto Alentejo, o complexo turístico da Herdade da Lameira, foi especialmente concebido para oferecer toda a tranquilidade a quem pretende escapar ao ritmo frenético da vida moderna. A Herdade da Lameira, com 1000 hectares, apresenta uma elevada qualidade ambiental e conta com uma barragem de grandes dimensões, que confere ao local uma beleza invulgarmente exótica. Privilegia-se o contacto com a natureza e as práticas desportivas ao ar livre. Construído de forma a respeitar a traça arquitectónica da região, a unidade possui uma decoração requintada e está preparado para oferecer um serviço de elevada qualidade a todos os seus clientes. Dispõe de 30 quartos com terraço com vista para a barragem. Possui restaurante, piscina, parque infantil e sala de snooker.

Acessos: De Lisboa: Auto Estrada Lisboa-Évora/Estremoz/Sousel/Fronteira/Alter do Chão/Aldeia da Mata/Hotel Rural da Lameira. Do Porto: Auto Estrada Porto-Lisboa/Abrantes/Ponte de Sôr/Alter do Chão/Hotel Rural da Lameira. Do Algarve: Algarve/Ourique/Beja/Évora/Estremoz/Sousel/Fronteira/Alter do Chão/Aldeia da Mata/Hotel Rural da Lameira.
Localização: Campo
Nº de camas: 50
Nº de quartos: 30
Nº de suites: 6
Observações: Actividades no exterior: Equitação, Passeios de Bicicleta e Balão.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 125.00
Preço Época Baixa: 100.00
Categoria: Hotéis Rurais
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Serviços / Equipamentos: Acessos para deficientes, Aeroporto, Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Badminton, Bar, Bicicletas, Cavalos, Cofre na recepção para guarda de valores, Estação de autocarros, Estação de comboios, Ginásio, Hospital / centro de saúde, Instalações para deficientes, Jardim, Lavandaria, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Parque infantil, Pesca, Piscina exterior, Piscina infantil, Restaurante, Sala de bilhar/snooker, Sala de reuniões / conferências, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos, Snack-bar, Tabacaria, Telefone nos quartos, Ténis, Tiro aos pratos, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo, Zona de caça
Morada: Aldeia da Mata
Código Postal: 7440 251 CUNHEIRA
Tel: 967122103
E-mail: info@herdadedalameira.com
Site: www.facebook.com/herdadedalameira.fw/
Distrito: Portalegre
Concelho: Alter do Chão
Freguesia: Cunheira

Hotel Rural da Lameira - Alter do Chão


Mesmo quem nunca aqui veio poderá conhecer o sítio de algum lado. O espaço serve frequentemente de pano de fundo a reportagens fotográficas.  


Nuno Maia

A entrada principal da Herdade da Lameira é um óptimo indício daquilo que se vai encontrar. Para chegar ao hotel ainda é necessário percorrer alguns quilómetros. Poucos. Dois ou três, numa estrada de terra batida rodeada por uma imensidão de campo. Ao fundo começa-se a ver uma enorme albufeira. É sinal de que se está finalmente a chegar.

A casa, branca e amarela, faz perceber que este hotel não é um hotel como os outros. O ambiente é muito mais descontraído e está-se, de facto, no campo. Sem barulho nem carros para incomodar. Na recepção, os quadros exibem com orgulho algumas reportagens com gente famosa que por ali passou. Futebolistas, jornalistas, actores portugueses e brasileiros - dos mais conhecidos - e gente que dá nas vistas. Uma verdadeira exposição de glórias nacionais e internacionais.

A viagem foi longa, os quartos são confortáveis e as noites silenciosas ajudam a um sono demorado. De tal forma que o melhor é programar o despertador para bem cedo, não se vá correr o risco de passar o dia seguinte a dormir, o que seria uma pena. É que aqui há muita coisa para fazer. 

Passear de moto4 e conhecer a Coudelaria

O dia começa com o pequeno-almoço servido na sala jantar com vista para a piscina e para a albufeira privada do hotel. Depois pode seguir-se um passeio a pé, quanto mais não seja para apreciar a paisagem. Os mais comodistas podem passar pela recepção e alugar uma das moto4 à disposição dos hóspedes.

Apesar de ser menos saudável, é com certeza a melhor forma de ficar a conhecer os vários hectares de terra que constituem a herdade sem se cansar. Para além disso não é todos os dias que se pode passear por sítios assim. E por falar em desportos motorizados, os mais radicais têm a possibilidade de experimentar as emoções das motos de água. Para completar ainda há cavalos, passeios de charrete, balão, gaivotas e aulas de windsurf. Tudo a troco de mais alguns euros na factura final, claro. 

Visitar a Coudelaria Nacional e passear pela vila

Mesmo assim, e apesar de a herdade convidar a que se fique, o melhor é partir à descoberta de Alter do Chão. As ruas estreitas em calçada, as pequenas casas caiadas de branco e a simpatia dos habitantes justificam o passeio. A pé, claro, que é a melhor forma de descobrir os encantos desta pequena vila alentejana.

De caminho é quase obrigatório passar pela Coudelaria Nacional. Um hino aos apreciadores de cavalos e uma das antigas e importantes coudelarias do país, onde se faz criação de algumas raças de relevo. Existem visitas guiadas que incluem passagens pelo museu, pelas cavalariças e pelos picadeiros.

E ainda dizem que no Alentejo não se faz nada... 

2002-01-16
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora